A Caixa-preta do avião da VoePass revela últimos momentos do voo, com gravações de gritos e tentativas de estabilização. Segundo a análise do Cenipa, as gravações da caixa-preta do avião ATR-72 da VoePass capturaram cerca de duas horas de conversas na cabine.
O conteúdo começou a ser revelado na noite desta quarta-feira (14/08). Entre as revelações, a caixa-preta registrou uma pergunta do copiloto sobre “dar potência” à aeronave pouco antes da queda, além de gritos dos passageiros quando o acidente estava em curso.




O acidente aconteceu na última sexta-feira, 09, e 62 pessoas morreram na tragédia. Além dos gritos, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou o que estava acontecendo ao notar a perda de altitude.
De acordo com análise do áudio da caixa-preta mostrado pelo Jornal Nacional, na TV Globo, o último som registrado foram os gritos dos passageiros.
Caixa preta
- Cockpit Voice Recorder (CVR): um gravador de áudio que registra as conversas entre piloto e co-piloto, deles com os comissários de bordo e com o controle de tráfego aéreo.
- Flight data recorde (FDR): um gravador de informações e parâmetros da aeronave, como altitude, velocidade, posição das manetes, botões acionados, entre outros dados técnicos da aeronave ao longo do trajeto.