OMS decreta emergência de saúde internacional pela Mpox

Nesta quarta-feira (14/8), a Organização Mundial de Saúde decretou emergência de saúde internacional pela Mpox. A doença é causada pelo mpox vírus, da família Poxviridae, similar à varíola humana, erradicada em 1980.

Essa não é a primeira vez que mpox foi decretado Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O nível mais alto de alerta foi declarado para o surto de “varíola dos macacos”, como a doença era chamada na época, em julho de 2022.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a gravidade da nova cepa do vírus, chamada Clado 1b, que apresenta uma letalidade 10 vezes maior do que a registrada em 2022. Essa cepa já se espalhou para países vizinhos à República Democrática do Congo (RDC), onde teve origem.

A transmissão ocorre através do contato com lesões, fluidos corporais e materiais contaminados. Além disso, a nova cepa desenvolveu a capacidade de ser transmitida sexualmente.

Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e uma sensação de fraqueza. Até o momento, na RDC, já foram registrados 14 mil casos de infecção e 524 mortes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.