Restaurante é suspeito de vender carne de pombo; conheça os riscos

Com alimento em abundância, os pombos possuem condições perfeitas para se reproduzir. Assim, nasce uma superpopulação que pode carregar agentes patogênicos que transmitem mais de 20 doenças. Ou seja, o pombo é uma ameaça para a saúde pública, conforme informações do Prestaserv.

Um restaurante no centro de Itajaí, município de Santa Catarina, foi denunciado por vizinhos por suspeita de comercializar carne de pombo em suas marmitas, vendidas a R$ 10. O estabelecimento, inclusive, foi interditado pela Vigilância Sanitária no dia 17 de julho. No dia 2 de agosto, o restaurante foi reaberto após cumprir uma série de exigências da Anvisa.

Porém, a dúvida ficou no ar – Quais os riscos isso pode desencadear?

1) Criptococose
Se você alimentar os pombos, pode correr o risco de contrair Criptococose, uma doença infecciosa causada pelo fungo Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. Pode afetar a pele, olhos, ossos, sistema urinário, sangue e próstata.

2) Histoplasmose
Enfermidade causada pelo fungo Histoplasma capsulatum através da inalação de esporos que se espalham no ar, contaminados com excrementos de pombo. A doença afeta os pulmões, pele, glândulas adrenais e membranas mucosas.

3) Salmonelose
Infecção causada pela bactéria Salmonella, mas precisamente a Salmonella typhimurium. Possui as taxas de mortalidades mais altas em relação a outras infecções causadas por bactéria. São transmitidas através da inalação de poeira com o agente patógeno.

História

Conforme o Metrópoles, a ave já serviu de fonte de proteína para a humanidade durante muitos anos, inclusive na época romana. Hoje, costuma ser consumida em países como Egito, Oriente Médio, Europa e Ásia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.