Meta anuncia Orion, seu primeiro par de óculos de Realidade Aumentada

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, anunciou o Orion, o seu primeiro par de óculos de Realidade Aumentada, nesta quarta-feira (25). A novidade foi compartilhada no Meta Connect 2024, onde outras novidades também foram anunciadas.

Anteriormente denominado Projeto Nazaré, a novidade de que o dispositivo estava em desenvolvimento foi compartilhada pela empresa há cinco anos. Vale ainda lembrar que em setembro do ano passado, a gigante da tecnologia lançou o Ray-Ban Meta, os óculos inteligentes que libertam os usuários das restrições de uma câmera portátil.

Desta vez, o par de óculos combinará os benefícios de um grande display holográfico e assistência personalizada de Inteligência Artificial em um formato confortável, que poderá ser utilizado o dia todo. Ainda conforme a Meta, o lançamento é o que eles acreditam ser “o par de óculos de Realidade Aumentada mais avançado já feito”.

O que será possível fazer com o Orion, os óculos de Realidade Aumentada da Meta?

Eles irão permitir experiências digitais que não são limitadas pelos limites da tela de um smartphone. Com grandes displays holográficos, ainda será possível utilizar o mundo físico como tela, colocando conteúdo e experiências 2D e 3D em qualquer lugar que desejar.

Além disso, os óculos integram a IA contextual que pode detectar e compreender o mundo ao seu redor para antecipar e atender as suas necessidades. Segundo a Meta, o dispositivo é leve e funcionam para uso interno e externo, permitindo que as pessoas vejam o rosto do usuário que utiliza o Orion.

No design, com aproximadamente 70 graus, o Orion tem o maior campo de visão no menor formato de óculos de Realidade Aumentada até o momento. Em vez de vidro, as lentes do óculos são fabricadas com carboneto de silício — uma nova aplicação para óculos de Realidade Aumentada.


Meta compartilhou design de Orion, o seu par de óculos de Realidade Aumentada • Divulgação/Meta

Entre as funcionalidades, a empresa de tecnologia ressalta a possibilidade de realizar uma videochamada com viva-voz em qualquer lugar para conversar com amigos e familiares em tempo real, além da possibilidade de visualizar e enviar mensagens.

Além disso, também foi citado que o usuário poderá jogar jogos de Realidade Aumentada compartilhados com a família do outro lado do país ou com seu amigo do outro lado do sofá. E a tela grande do Orion permitirá realizar multitarefas com várias janelas para realizar tarefas sem ter que carregar seu laptop.

Apesar do anúncio, o Orion ainda não possui uma data de lançamento e isso porque dois obstáculos ainda impedem que o par de óculos chegue ao consumidor. No evento, a Meta explicou quais são eles: os avanços tecnológicos necessários para fornecer uma tela grande em um formato de óculos compacto e a necessidade de experiências de Realidade Aumentada úteis e atraentes que possam ser executadas nesses óculos.

Meta anuncia atualização para filtros do Instagram; veja o que muda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Meta anuncia Orion, seu primeiro par de óculos de Realidade Aumentada no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.