Aulas são suspensas em 15 escolas públicas do DF nesta terça-feira; incêndio no Parque Nacional de Brasília entra no 3º dia


Centros olímpicos de Sobradinho e da Estrutural também estão com atividades suspensas. Escolas particulares têm autonomia para determinar suspensão, diz sindicato. Escola fechada por causa da fumaça em Brasília
TV Globo/Reprodução
Escolas públicas do Distrito Federal suspenderam as aulas, nesta terça-feira (17), por causa da dos efeitos da fumaça e da fuligem. O cenário é resultado, principalmente, do incêndio que atinge o Parque Nacional, também conhecido como Parque da Água Mineral, desde a manhã de domingo (15).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Este o segundo dia consecutivo de cancelamento na rede pública e o terceiro de combate ao incêndio no Parque Nacional (veja detalhes abaixo). Até o momento, de acordo com a Secretaria de Educação, as seguintes escolas estão com aulas suspensas:
Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro;
Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão;
Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN);
Centro de Ensino Médio Paulo Freire;
Escola Parque 303/304 Norte
Escola Classe 708 Norte;
Escola Classe 316 Norte (Beija Flor);
Escola Classe 115 Norte;
Escola Classe 4 do Cruzeiro;
Escola Classe 6 do Cruzeiro;
Escola Classe Granja do Torto;
Escola Classe da Vila do RCG (Setor Militar Urbano);
Centro Educacional Lago Norte (CEDLAN);
Jardim de Infância 312 Norte;
Jardim de Infância 2 do Cruzeiro.
👉 Os centros olímpicos de Sobradinho e da Estrutural também estão com as atividades suspensas, nesta terça-feira.
Nesta segunda-feira (16), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) afirma que as instituições têm autonomia pra determinar a suspensão das aulas e orienta o cancelamento das atividades físicas.
“O SINEPE/DF reitera que a prioridade deve ser a segurança e o bem-estar de todos, levando em consideração as particularidades de cada região do Distrito Federal. E reforça, ainda, a necessidade de incentivar a hidratação constante de alunos e colaboradores, como forma de prevenção à desidratação”, afirma o sindicato.
Incêndio no Parque Nacional
Fogo no Parque Nacional de Brasília
O incêndio no Parque Nacional de Brasília entra no terceiro dia, nesta terça-feira, e a fumaça continua tomando conta do céu da capital. Para ajudar no combate, bombeiros tiveram as férias suspensas por determinação do governador Ibaneis Rocha.
No começo da noite desta segunda-feira (16), a área atingida era de 2 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio. A informação foi confirmada pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, à repórter Isabela Camargo, da GloboNews.
O presidente do órgão, Mauro Pires, afirmou que o fogo teve início de formal intencional, sinalizando que a causa do incêndio pode ter sido criminosa.
“Fica muito evidente que teve uma intencionalidade ao fazer esse incêndio. As unidades de conservação têm sido objeto de ação criminosa”, disse Pires.
LEIA TAMBÉM:
QUEIMADAS: saiba como é a rotina de um bombeiro militar no combate aos incêndios no DF
DECISÃO: Ibaneis suspende férias dos bombeiros no DF por causa das queimadas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.