Os maiores acidentes aéreos que já aconteceram no Brasil

A queda de avião, que aconteceu na última sexta-feira (9/8), em Vinhedo, se tornou o 5º acidente aéreo mais fatal do Brasil. No total, foram 62 pessoas mortas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em 2024, o Brasil teve, em média, um acidente aéreo a cada dois dias, sendo 27 fatais, com 49 mortes. O número não contabiliza as vítimas da queda do avião em Vinhedo.

5 acidentes aéreos que já aconteceram no Brasil

1°) Voo JJ 3054 – TAM

No dia 17 de julho de 2007, um voo da TAM, que agora faz parte da LATAM Airlines, sofreu um grave acidente em São Paulo. A aeronave, que transportava 187 pessoas, não conseguiu pousar no Aeroporto de Congonhas e acabou atravessando a Avenida Washington Luís, colidindo com o prédio da TAM Express. No total, 199 pessoas perderam a vida, incluindo 12 que estavam no solo.

2°) Voo 1907 – GOL

Em 2006, um avião da Gol caiu em uma área de mata fechada em Mato Grosso após se chocar com um jato Legacy no ar. O voo tinha partido de Manaus em direção ao Rio de Janeiro, com uma parada programada em Brasília. No total, 154 pessoas faleceram, enquanto as 7 pessoas a bordo do jato sobreviveram graças à habilidade dos pilotos, que conseguiram pousar a aeronave na cidade de Serra do Cachimbo, no Pará.

3°) Voo 168 – Vasp

Em 1982, um voo da Vasp, que decolou de São Paulo com destino a Fortaleza, caiu após colidir com a Serra da Aratanha a uma altitude de 1.900 pés. A aeronave já estava em procedimento de pouso em direção ao aeroporto de Fortaleza. O acidente resultou na morte de 137 pessoas.

4°) Voo 402 – TAM

Em 1996, um avião da Fokker caiu no bairro do Jabaquara, em São Paulo, apenas dois minutos após decolar do Aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro. O acidente tirou a vida de 99 pessoas, sendo 96 passageiros e três pessoas que estavam em solo.

Os aviões da fabricante Fokker foram gradualmente retirados de circulação após a falência da empresa. Foram registrados 62 acidentes envolvendo o mesmo modelo de avião que caiu em 1996. Segundo a Anac, não há mais autorização válida para que esse tipo de aeronave voe no Brasil.

5º) Voo 2283 – Voepass (antiga Passaredo)

O voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). O avião, do modelo ATR-72, era bimotor e caiu às 13h25, da última sexta-feira (9/8), na Rua Edueta, em Vinhedo, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos, a SP-324. Não houve sobreviventes e, com isso, o acidente fatal entra na lista dos casos mais impactantes de todo o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.