Starship perde o controle após ultrapassar pontos de últimos testes

O foguete Starship da SpaceX decolou do Texas na noite de terça-feira (27), mas perdeu o controle na metade do caminho sem atingir alguns de seus objetivos de teste mais importantes, trazendo novos obstáculos de engenharia para o programa de foguetes para Marte do CEO Elon Musk.

Com 122 metros de altura, conhecido como o foguete mais poderoso já construído pela humanidade, o Starship decolou da base de lançamento da SpaceX Starbase, Texas.

Ele voou além do ponto de duas tentativas de explosão anteriores no início deste ano, que lançaram destroços sobre ilhas caribenhas e forçaram dezenas de aviões a desviarem de seu curso.

Para o lançamento mais recente, a nona missão de teste completa da Starship desde a primeira tentativa em abril de 2023, a nave de cruzeiro de estágio superior foi içada ao espaço a bordo de um propulsor já em operação – uma primeira demonstração da reutilização do propulsor.

Mas a SpaceX perdeu contato com o propulsor de estágio inferior de 70 metros durante sua descida, antes de mergulhar no mar, em vez de realizar o pouso controlado que a empresa havia planejado.

A Starship, por sua vez, continuou no espaço suborbital, mas perdeu o controle e começou a girar após cerca de 30 minutos de missão.

A espiral irregular ocorreu depois que a SpaceX cancelou um plano de lançar oito satélites Starlink simulados no espaço — o mecanismo do foguete, não funcionou como planejado.

Após a tentativa, Elon Musk disse que espera obter aprovação regulatória em um ritmo mais rápido daqui para frente.

“A cadência de lançamento para os próximos 3 voos será mais rápida, aproximadamente 1 a cada 3 ou 4 semanas”, escreveu em um post na rede social X, da qual é proprietário.

(Com informações da CNN Internacional)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.