São Borja decreta situação de emergência e aulas são canceladas; temporal causa transtornos em cidades do RS


Chuva causou danos nas estradas que dão acesso às instituições de ensino. Alegrete, Quaraí e Uruguaiana também têm impactos por conta da precipitação. Chuva em São Borja
O município de São Borja, na Fronteira Oeste do RS, decretou situação de emergência por conta do temporal nesta terça-feira (27). A água invadiu mais de 40 casas no município.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
No interior do município, 467 alunos de nove escolas tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira (27), e a decisão se estende até quarta-feira (28), já que a chuva causou danos nas estradas que dão acesso às instituições de ensino.
Na área urbana, quatro colégios cancelaram as aulas nesta tarde. Equipes da prefeitura trabalham no auxílio aos moradores.
Já em Alegrete, 22 pessoas de cinco famílias foram retiradas de casa, por precaução. O rio Ibirapuitã atingiu a cota de alerta, um estágio antes da cota de inundação. Um ginásio foi preparado para receber as famílias que não foram para as casas de parentes ou amigos.
O rio Quaraí, que leva o nome da cidade, também está em cota de alerta. A prefeitura também tem um local preparado para receber quem precisar de abrigo.
RS tem previsão de chuva e neve com avanço de frente fria
Alta do rio com as chuvas na cidade de Quaraí
Imagens cedidas/ Kako Castro
Em Uruguaiana, choveu mais de 300 milímetros desde sábado (24), de acordo com a Defesa Civil municipal. O órgão recebeu mais de 20 chamados para entrega de lonas, retirada de água das residências e remoção de árvores caídas.
O elevado volume de chuva causou danos no telhado do Centro de Referência em Assistência Social no bairro Bela Vista. O local, que atende 1,2 mil pessoas por mês, ficará fechado para atendimento externo até quinta-feira (29). Quem precisar dos serviços pode procurar as outras unidades da cidade.
Árvore caída em Uruguaiana
Reprodução/ RBS TV
Chuva derruba ponte em Cacequi
A forte chuva que atinge o município de Cacequi, na Região Central do Rio Grande do Sul, causou o colapso parcial da ponte do Passo do Umbu, sobre o Rio Ibicuí, na tarde de segunda-feira (26). A estrutura fica na divisa com São Vicente do Sul e era uma das principais ligações entre as localidades do interior dos dois municípios.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, entre sábado (24) e terça-feira (27) já choveu 180 milímetros em Cacequi.
Colapso parcial da ponte do Passo do Umbu, sobre o Rio Ibicuí
Divulgação/ Defesa Civil
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.