PF prende grupo suspeito de levar droga do Sul para o Rio em caminhões de frango congelado

Operação Kryos é um desdobramento direto da Operação Drake, deflagrada em outubro de 2023, que prendeu 4 policiais civis suspeitos de apreender 16 toneladas de maconha e vender para o tráfico – com direito a escolta. Agentes da Polícia Federal do Rio deflagraram nesta terça-feira (27) a Operação Kryos, com foco no desmantelamento de uma quadrilha especializada no transporte interestadual de drogas.
A ação foi realizada nos estados do Paraná e Santa Catarina, com o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nas cidades de Toledo (PR) e Balneário Piçarras (SC).
As investigações revelaram que o grupo criminoso utilizava caminhões frigoríficos, carregados oficialmente com frango congelado, para ocultar grandes volumes de drogas destinadas ao Rio de Janeiro.
A quadrilha era responsável por toda a logística do esquema, desde o recrutamento de motoristas, passando pela preparação dos veículos, até o monitoramento e entrega dos entorpecentes em comunidades cariocas.
Desdobramento de ação que prendeu policiais do Rio
Exclusivo: o passo a passo do crime cometido por policiais civis do Rio
A Kryos é um desdobramento direto da Operação Drake, deflagrada em outubro de 2023, quando quatro policiais civis foram presos por colaborar com o tráfico no Rio.
Na ocasião, os agentes, segundo apuração do Fantástico, interceptaram 16 toneladas de maconha, mas em vez de apreender a carga oficialmente, negociaram sua liberação com líderes da principal facção do estado, garantindo o transporte do material até acessos da comunidade de Manguinhos, na Zona Norte.
De acordo com a PF, os alvos da Kryos participaram diretamente dessas tratativas com os policiais civis presos, atuando como intermediários e operadores logísticos da droga, com contato direto com o crime organizado.
Os envolvidos devem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa.
O nome da operação, “Kryos”, faz alusão à técnica de congelamento usada no acondicionamento das cargas, estratégia que dificultava a detecção dos entorpecentes durante o transporte.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.