São José inicia pesquisa de campo para novo sistema de transporte coletivo

A Prefeitura de São José, por meio da parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e com o apoio técnico do LabTrans/UFSC, iniciou nesta terça-feira (27) o treinamento dos pesquisadores que irão às ruas para aplicar a pesquisa que embasará o novo sistema de transporte coletivo do município. A atividade foi ministrada pelos engenheiros de transportes Guilherme Furtado Carvalho, Lucas Zomignani e Danilo Panetta.

O curso tem como objetivo preparar os entrevistadores para a execução de três levantamentos principais: a Pesquisa Origem-Destino, a Pesquisa de Embarque e Desembarque e a Pesquisa de Satisfação. A primeira é a mais abrangente, com visitas domiciliares realizadas a partir de uma amostra aleatória de moradores. Durante as entrevistas, os pesquisadores vão identificar os padrões de deslocamento dos cidadãos, incluindo meios de transporte utilizados, horários e destinos mais comuns.

O treinamento também serviu para esclarecer dúvidas e padronizar a abordagem da equipe de campo, assegurando qualidade e confiabilidade na coleta dos dados. “A capacitação é essencial para garantir que todos os pesquisadores estejam alinhados quanto ao método de coleta e ao rigor técnico exigido para esse tipo de levantamento”, afirmou o engenheiro Guilherme Furtado.

As entrevistas devem começar nesta quarta (28) ou quinta-feira (29), dependendo da entrega dos materiais de identificação, como coletes e crachás. Os trabalhos ocorrerão de terça a sábado, das 8h às 18h, e inicialmente serão realizados em bairros próximos às residências dos entrevistadores. Os pesquisadores atuarão individualmente e estarão devidamente uniformizados com crachá da Fepese para garantir segurança e transparência à população.

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando, reforça a importância da participação dos moradores. “A pesquisa é uma oportunidade de escutar diretamente quem utiliza o transporte público todos os dias. A opinião da população é peça-chave para construirmos um sistema mais eficiente, moderno e que atenda de fato às necessidades de São José.”

Com duração prevista de dois meses, os estudos vão orientar o processo de nova licitação do transporte coletivo, redesenhando linhas, horários, tarifas e pontos de embarque, além de possibilitar a integração com os municípios vizinhos da Grande Florianópolis.

A população pode colaborar com o estudo acessando o formulário online por meio do link:   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJP0qkP9ZAr3adMPaz9WbPb-MUr3Q1DpRzbHBZ5-6sGoBGfQ/viewform 

O post São José inicia pesquisa de campo para novo sistema de transporte coletivo apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.