
Internado há cerca de 80 dias, Pedro Severino, atleta do Bragantino, caminha por quarto do hospital e responde a chamados, segundo médicos. Religioso coordena grupos de oração e acompanha família do jovem. Amigos e parentes acreditam que fé contribui para recuperação de Pedro Severino
Desde que o jogador de futebol Pedro Severino sofreu um grave acidente no início de março e chegou a ter aberto um protocolo de morte encefálica, grupos se unem em uma corrente de fé em Ribeirão Preto (SP) para que o atleta se recupere.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O padre Jorsilei Aparecido da Silva, capelão hospitalar e amigo da família, acompanha a trajetória do jovem, de 19 anos, desde a colisão. Com visitas regulares ao hospital onde Pedro está internado e atuando na organização de grupos de oração, ele lembra que as preces sempre tiveram papel importante.
“Eu vejo que a fé foi um instrumento para as pessoas poderem caminhar junto com o Pedro no seu tratamento. Eu lembro que quando o acidente aconteceu, o pai dele me ligou e foi a primeira coisa que ele pediu: ‘Padre, reza pelo meu filho que ele sofreu um acidente'”.
Na última quarta-feira (21), após 80 dias de internação, Pedro acenou da janela do hospital para o grupo que rezava por ele na porta da unidade. O pai do atleta, Lucas Severino, contou que o filho não corre mais risco de morte.
De acordo com médicos do Hospital Unimed, responsáveis pelo tratamento, o jogador caminha pelo quarto e responde a chamados com gestos e comunicação falada.
Família publica primeira foto do jogador Pedro Severino desde que ele foi internado após grave acidente na Anhanguera.
Lucas Severino
Milagre
Logo após o acidente, Pedro foi levado a um hospital em Americana (SP). No local, médicos chegaram a abrir um protocolo para confirmar a morte cerebral dele. O procedimento foi interrompido depois que o jogador teve um reflexo de tosse na retirada da sedação. Em seguida, ele foi transferido em estado gravíssimo para Ribeirão Preto.
Na opinião do religioso, o afastamento do risco de morte é visto como um milagre.
“O milagre basta sentir e eles vivenciaram desde o processo da abertura do protocolo de morte encefálica até agora. O milagre é que ele não corre risco de morte. Agora é um outro processo, é um tempo de recuperação. O bom é que está sendo numa velocidade muito rápida também pela gravidade do acidente”, diz o padre Jorsilei.
LEIA TAMBÉM:
Jogador do Bragantino que sofreu acidente de carro caminha pelo quarto e responde a chamados, diz hospital
Família divulga primeira foto do jogador Pedro Severino após recuperação de acidente
Pedro Severino: quais os próximos passos da recuperação do atleta internado há quase 3 meses
Família de fé
O religioso lembra que desde que conheceu Lucas, pai de Pedro, percebeu que ele era um homem de muita fé. Fora do hospital, a família encontra em uma igreja no Jardim Irajá o lugar para conversar com Deus. Dentro do quarto, as orações continuam.
“Lá no quarto no hospital eles têm um altar próprio de imagens de santos, terços, devocional. As pessoas enviam água benta, óleo bento, então você vê que o Lucas, o seu pai, a sua mãe, toda a família, eles são banhados nessa realidade de fé.”
O atacante Pedro Severino, de 19 anos, que atuou pelo Botafogo-SP, sofreu um grave acidente de carro
Agência Botafogo
Em mais de 80 dias no hospital, a família que preferiu se manter em silêncio durante a recuperação do jogador, encontrou na fé uma forma de manter viva a esperança.
“Quando eu encontrei o Lucas [em março], ele disse: ‘Eu sei da gravidade, eu sei que pode acontecer que meu filho, vindo aqui pra Ribeirão Preto, ele não melhore e possa vir a falecer. Mas eu ainda tenho fé, eu acredito, eu tenho esperança’. Então essa fé é inabalável. Uma fé que faz com que eles acreditem que Deus está caminhando com eles”, afirma o padre.
No último sábado (24), a família divulgou a primeira foto de Pedro após a fase crítica. Na mensagem compartilhada nas redes sociais, os pais agradeceram a Deus e as orações e mensagens de carinho que receberam nesse período.
Para o sacerdote, de alguma forma, toda a comoção e a corrente de fé das pessoas chegava até ele. Prova disso, segundo Josirlei, foi um dos primeiros gestos feito pelo jogador.
“Na Vigília Pascal, quando nós fomos celebrar o Sábado Santo, o Lucas me mandou uma imagem. A gente fica até meio emocionado, mas, no vídeo, na vigília, era o Pedro fazendo o sinal da cruz. Aquilo para mim foi o melhor presente daquele dia, porque eu nem imaginava que um dos primeiros gestos do Pedro fosse fazer o sinal da cruz.”
Carro que levava o jogador Pedro Severino a Atibaia (SP) bateu na traseira de caminhão em Americana, SP Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Acidente a caminho de apresentação
O acidente aconteceu no dia 4 de março na Rodovia Anhanguera (SP-330) em Americana (SP). Pedro Severino e o amigo Pedro Castro, ambos jogadores do Botafogo-SP, estavam a caminho de Atibaia (SP), onde se apresentariam ao Red Bull Bragantino, clube que tinham acabado de fechar contrato.
Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do carro deles disse que dormiu ao volante no momento da colisão e bateu contra a traseira de um caminhão. Pedro estava no banco do passageiro e teve traumatismo craniano.
O amigo ficou ferido, mas com menos gravidade.
Quem é o atleta
Pedro Severino, de 19 anos, foi revelado na base do Botafogo-SP em 2022. Pelo tricolor de Ribeirão Preto, disputou campeonatos nas categorias sub-17 e sub-20.
Na última atuação do atleta pelo clube, jogou a Copa SP de Futebol Júnior 2025 e chegou a entrar em campo com a equipe profissional contra o Água Santa pelo Campeonato Paulista.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região