O Union Saint-Gilloise encerrou sua espera de 90 anos pelo título da liga belga, mas teve que suportar uma tarde tensa antes de vencer o Gent por 3 a 1 neste domingo (25), terminando três pontos à frente do segundo colocado Club Brugge.
O clube de Bruxelas chegou perto de vencer nas últimas duas temporadas e enfrentou a possibilidade de outra frustração neste domingo, mas o reserva Promise David entrou em campo no segundo tempo para marcar dois gols em sete minutos e garantir o título.
O Union começou a última rodada com um ponto de vantagem sobre o atual campeão Club Brugge, que recebia o Antwerp, e tudo parecia estar indo conforme o planejado quando Franjo Ivanovic abriu o placar para o Saint-Gilloise aos 11 minutos.
As chances ficaram ainda melhores para o Union quando o Antwerp abriu o placar contra o Club Brugge, mas perto do intervalo o Gent empatou com Andri Gudjohnsen, enquanto, ao mesmo tempo, em Bruges, os anfitriões empataram com o Antwerp.
O Union manteve-se na liderança da liga durante o segundo tempo em ambas as partidas, até que Promise David, nascido no Canadá, saiu do banco para marcar o seu primeiro aos 68 minutos e, em seguida, marcar de cabeça, aos 75 minutos, dando início às comemorações no compacto Stade Joseph Marien, em Bruxelas.
O Union, treinado por Sébastien Pocognoli, ex-zagueiro do West Bromwich Albion e do Brighton, de 37 anos, encerrou a temporada com 56 pontos, enquanto o Club Brugge, cujo jogo contra o Antwerp terminou em 1 a 1, terminou com 53.
NO WORDS pic.twitter.com/R9HJVntbWN
— Royale Union Saint-Gilloise (@UnionStGilloise) May 25, 2025
Fundado em 1897, o Union conquistou 11 títulos da liga entre 1904 e o último em 1935, mas entrou em sério declínio no início da década de 1960, após ser rebaixado, terminando na quarta divisão do futebol belga cerca de duas décadas depois.
Mas uma recuperação impulsionada pelo investimento de Tony Bloom, dono do Brighton & Hove Albion, clube da Premier League inglesa, levou o Union à segunda divisão e, em seguida, à primeira divisão em 2021, após 48 anos de ausência.
Após ficar em segundo lugar logo que voltou à elite, no ano passado o Union voltou a ficar com o vice-campeonato, um ponto atrás do Club Brugge, mas finalmente conseguiu confirmar o título neste domingo, seu primeiro em 90 anos.