A nova série original do Globoplay, Pablo & Luisão, chegou à plataforma nesta quinta-feira (22), trazendo à tona memórias da infância do comediante Paulo Vieira. Com 16 episódios já disponíveis, a produção é uma mistura de afeto, humor e realidade, que mergulha nas histórias vividas pelo artista em Palmas, no Tocantins. A obra é estrelada por Ailton Graça, Otavio Muller e Dira Paes, com direção artística de Luis Felipe Sá.
“É a história da minha vida, da minha família e de dois grandes amigos. A série fala do meu lugar no mundo. Descobri que quando falo das minhas origens, estou validando um monte de existências”, revela Paulo Vieira. “Como artista, entendo que a minha missão é virar as câmeras para o lugar de onde eu vim. São 16 histórias, todas verdadeiras e passadas no período da minha infância e adolescência.”


Cada episódio funciona de forma independente, com início, meio e fim, retratando aventuras de Pablo, interpretado por Otavio Muller, e Luisão, vivido por Ailton Graça. “Meu pai e Pablo são dois sonhadores, azarados, empreendedores, duas crianças muito infantis e, acima de tudo, são dois esperançosos. Sempre pensam em criar algo novo. A cada episódio vamos ver uma de suas aventuras”, explica Paulo, que também assina a criação da série.
Segundo o comediante, cerca de 80% dos acontecimentos exibidos na trama são fiéis à realidade. “Como precisávamos criar a dramaturgia, tive que criar um diálogo ou outro nas histórias. Mas é doido pensar que pelo menos 80% do que se passa na série é verdade. O que a série tem de mais absurdo são as situações mais verdadeiras. Os episódios que as pessoas acham que têm mais mentiras, só têm verdade.”
A autenticidade da série também está na maneira como as histórias são narradas. O narrador, figura essencial desde os vídeos publicados nas redes sociais, não foi deixado de lado. “Fomos descobrindo ao longo do processo muitas maneiras para essa narração: tem momentos em que o narrador fala para câmera, às vezes entra em off; em outras assume o papel de um personagem, como um motorista do ônibus ou o caixa do supermercado”, detalha o artista.
Paulo também compartilha como sua família tem reagido à exposição de suas memórias mais íntimas. “Minha família tem a liberdade de quem não vive na rede social. Eles vivem só o mundo real, onde já são amados e respeitados pela comunidade deles. Eles não entendem muito o que está acontecendo e não tiveram receio de terem seus casos expostos, encaram como uma homenagem. Eu não sei se eles são sem noção ou humildes”, diz, rindo.
Além dos protagonistas, o elenco conta com nomes como Carlos Francisco, Rejane Farias, Patrícia Pinho, Wilson Rabelo, Marcelo Adnet, Clarissa Pinheiro, Davi Pinheiro, Gero Camilo, Rodrigo Fagundes e Rafael Vitti. Participações especiais também marcam presença, como Solange Couto e Karine Teles.