Dengue lidera casos confirmados de arboviroses no Amazonas em 2025, aponta FVS


Dentre os 3,087 casos de arboviroses confirmados no estado, 2.949 são de dengue, que já causou uma morte no município de Jutaí, no interior do Amazonas. Dengue foi a doença mais registrada no estado este ano
Divulgação/Sema
Os casos de dengue lideram os registros de arboviroses confirmadas no Amazonas em 2025, segundo o último informe epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas s – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgado na quinta-feira (22). O consolidado aponta dos 3,087 casos de arboviroses no estado, 2.949 são de dengue.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a FVS-RCP, uma morte por dengue já foi confirmada neste ano em Jutaí, município do interior do Amazonas. Na ocasião, a vítima chegou na unidade de saúde apresentando sintomas como febre, mialgia e dores articulares.
Ao g1, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, Tatyana Amorim, a gravidade pode ser relacionada a condições coexistentes nos pacientes, que também são idosos.
“Quando a gente fala da dengue, o risco para o agravamento existe, e são pessoas que tem comorbidades. Idosos com comorbidades precisam de maior monitoramento”, afirmou Tatyana.
Outros casos de arboviroses confirmados em 2025 no estado são:
Mayaro: 54 casos
Chikungunya: 75 casos
Zika: 9 casos
Ainda segundo o boletim, com 2.026 casos Manaus foi o município com mais casos confirmados arboviroses. Seguido por Atalaia do Norte com 895 registros e Envira com 674 casos de arboviroses.
LEIA TAMBÉM
Casos de dengue no Amazonas tendem a aumentar nas próximas semanas, alerta governo
Amazonas registra aumento de 77% nos casos de arboviroses em 2024, aponta Ministério da Saúde
Vigilância e resposta
FVS alerta para aumento de casos de dengue no Amazonas
No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas. Além de suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas aos municípios.
O órgão informa também que os próprios moradores podem realizar os meios de prevenção em casa com medidas como:
Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
Guardar pneus em locais cobertos;
Limpeza das calhas de casa;
Manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados;
Colocar areia nos pratos de vasos de planta;
Amarrar bem os sacos de lixo;
E não acumular sucatas e entulhos.
Amazonas em alerta: retorno do vírus tipo 3 da dengue preocupa após 15 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.