O governo do Rio de Janeiro emitiu um alerta em relação as aparições de tubarões no litoral fluminense, nas últimas semanas. O aviso orienta para diversos cuidados que os banhistas devem ter ao ir à praia.
Apenas em maio deste ano três aparições do animal no estado foram registradas, sendo duas delas registradas na praia da Barra da Tijuca (RJ). No último domingo (18), um Tubarão-martelo foi avistado na praia da zona oeste. O animal foi flagrado por um grupo de surfistas durante uma aula na altura do Posto 5.
Já na quarta-feira (21), o animal da espécie Tubarão-mako, conhecido como o mais rápido do mundo, foi flagrado por um grupo que pilotava motos aquáticas nas proximidades. Veja vídeo:
De acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilman, presidente da AquaRio e especialista em peixes e tubarões, o tubarão mostrado nas imagens se aproxima da costa ocasionalmente.
“Esse outro tubarão é de uma espécie chamada mako. É um tubarão oceânico que, ocasionalmente, se aproxima da costa para se alimentar, aproveitando oportunidades como cardumes próximos à praia. O mako é da mesma família do tubarão-branco, mas não há registros de ataques dessa espécie no nosso litoral”, explicou Szpilman.
No dia 15 de maio, pesquisadores filmaram dezenas de tubarões-galha-preta, na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Algumas das recomendações do governo são:
- Sair da água com calma
- Ficar atento às bandeiras roxas, que indicam a presença do animal
- Evitar nadar ao amanhecer ou entardecer
- Evitar nadar perto de cardumes ou áreas de pesca
- Cuidado com objetos brilhantes e roupas muito coloridas
- Optar por nadar em grupos e em locais movimentados
O alerta reforça que o animal está em seu habitat natural e não costuma atacar humanos.
*Sob supervisão de Luan Leão