Foz do Amazonas: governador pede pé no acelerador à presidente da Petrobras

O governador do Amapá, Clécio Luís, disse em entrevista à CNN que, após o processo de licenciamento na Foz do Amazonas avançar, telefonou para a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e pediu para que os interessados na exploração “coloquem o pé no acelerador”.

“Liguei para a Magda e disse que não podemos celebrar o avanço e relaxar. Precisamos colocar o pé no acelerador. Não estamos em condição de deixar esfriar, deixar que o próximo passo [para o licenciamento] aconteça daqui seis meses. Disse que ela tem todo o meu apoio político e de um consenso construído aqui no Amapá”, disse.

“Minha conversa com a Magda é de que devemos institucionalmente e republicanamente pressionar o Ibama [Instituto do Meio Ambiente] por esta licença. Não estou falando de atropelar processos, estou falando de um processo que já leva 12 anos”, completou sobre a região no litoral do Amapá, na Margem Equatorial.

Nesta semana, o Ibama aprovou o plano da Petrobras para salvamento de animais na região (PPAF) e deu aval para a realização de uma Avaliação Pré-Operacional (APO), uma espécie de simulação sobre as capacidades da companhia de agir em caso de acidentes durante a perfuração.

Com isso, o processo de licenciamento para a exploração deu um passo.

“Claro que isso nos deixa otimista, chegamos mais perto do gol. Isso nos deixa mais perto da produção. A lentidão do licenciamento está nos negando a possibilidade de fazer teste e pesquisa”, concluiu.

Próxima etapa, a APO é realizada sempre que uma região apresenta sensibilidade ambiental. A atividade é coordenada pelo Ibama, que marca uma data junto à companhia (no caso a Petrobras) para a atividade. A ideia do simulado é provar que o plano apresentado no papel é exequível.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.