
Empresa disse que, em 4 de agosto de 2021, ‘uma instabilidade pontual no sistema fez com que o trem parasse fora do local correto na Estação Capão Redondo’, e que o problema durou menos de dez minutos”. Estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade, na Zona Sul de São Paulo.
Divulgação/Viamobilidade
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), do governo de São Paulo, negou recurso da Viamobilidade e aplicou uma multa de R$ 40 mil à empresa em razão de um incidente ocorrido na Linha 5-Lilás do metrô em agosto de 2021. Na ocasião, um trem parou antes do ponto certo da plataforma da estação Capão Redondo.
Essa é a segunda multa que a empresa recebe das autoridades estaduais em menos de 15 dias. (Leia mais abaixo.)
A decisão da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, órgão da SPI, foi publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial do Estado.
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A SPI não aceitou a justificativa apresentada no recurso da ViaMobilidade, de que foi uma instabilidade pontual, e impôs multa à concessionária.
O que diz a Via Mobilidade
Por meio de nota, a empresa disse que “aguarda a notificação da decisão do Poder Concedente e reforça que adota todas as medidas necessárias para prevenir ocorrências semelhantes, em linha com seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos clientes”.
“Na ocasião, em 4 de agosto de 2021, uma instabilidade pontual no sistema fez com que o trem parasse fora do local correto na Estação Capão Redondo. A atuação dos agentes de atendimento e segurança permitiu a solução do problema em menos de dez minutos”, afirmou.
Passageiros aguardam Estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade, na Zona Sul de São Paulo.
Divulgação/Viamobilidade
2ª multa do mês
Essa é a segunda multa que a ViaMobilidade recebeu recentemente. Em 9 de maio, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) multou a concessionária em quase R$ 40 milhões em razão de atrasos nas obras de revitalização da estação Santo Amaro, também na Linha 5-Lilás.
A expansão da estação deveria ter ficado pronta em janeiro de 2022, mas o desabamento da passarela metálica sobre o Rio Pinheiros em 2021 – que fazia parte das obras – atrasou a entrega da requalificação em mais de três anos. Na ocasião, dois operários ficaram levemente feridos.
A retomada da construção da passarela metálica só aconteceu em julho de 2023, quando a ViaMobilidade contratou uma nova empresa EGTC Infra para a continuidade das obras, que ainda não foram finalizadas.
Obras ainda em andamento na estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade.
Hermínio Bernardo/TV Globo
Na época do acidente de agosto de 2021, a concessionária havia iniciado uma investigação para saber o motivo do acidente com a passarela que estava com a construção adiantada, mas até o momento nenhuma conclusão foi divulgada publicamente pela empresa.
A agência chama a multa de “desequilíbrio financeira em favor do Poder Concedente [governo de SP]” de R$ 15,6 milhões, com base no contrato assinado em fevereiro de 2017. Esse valor atualizado para agosto de 2024 (7° ano de contrato da ViaMobilidade na Linha 5-Lilás) representa R$ 39.954.833,33.
VÍDEO: Estrutura metálica cai dentro do Rio Pinheiros, em SP
O g1 procurou a ViaMobilidade para saber se já previsão para a entrega das obras de requalificação da estação Santo Amaro, mas a empresa não informou o prazo para o fim das obras.
A concessionária disse apenas que “permanece no aguardo da notificação da decisão do Poder Concedente para sua avaliação e também orientações sobre de que maneira esse reequilíbrio econômico-financeiro contratual deve ser feito”.
Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás, administrada pela empresa Viamobilidade.
Divulgação/Viamobilidade