
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o Dia D Nacional da Vacinação, nesta sexta-feira (23), no canteiro de obras do Residencial Oceania, erguido pela PaulOOctavio em Águas Claras. A ação pretende imunizar 1 milhão de trabalhadores e trabalhadoras em todas as regiões do País, com foco na aplicação de doses contra a influenza. Também estão incluídas a oferta de imunizantes para outras doenças.
O governo federal e o Ministério da Saúde, com a Secretaria de Saúde do DF e o Sesi, estão comandando o Dia D Nacional da Vacinação, com a participação da indústria, tanto da construção civil, quanto fabril, em todas as regiões. A ação faz parte do esforço de garantir vacina para todos e aumentar a cobertura, garantindo ainda, no caso da gripe, que as pessoas se imunizem em maio, quando o frio fica mais rigoroso”, explicou Padilha.
O ministro da Saúde revelou o aumento do número de internações e de óbitos devido a síndromes respiratórias. “O vírus da influenza é o mais comum em casos graves e óbitos. Por isso, fizemos o Dia D de Vacinação dos Grupos Prioritários no dia 10, e foi um sucesso, vacinando em um dia três vezes mais que a média diária, com mais de 1,5 milhão de doses aplicadas”, acrescentou.
Até o dia 10 deste mês, o SUS registrou 29.379 hospitalizações por vírus respiratórios, com 1.333 óbitos – 69% causados por influenza A. Os vírus com maior circulação são o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a influenza A (H1N1) e o rinovírus. Por isso, a meta do Ministério da Saúde é continuar a busca ativa aos grupos prioritários da OMS, como pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a seis anos, professores, profissionais de saúde e segurança.
Quem procurar a vacina de saúde nas UBS já vai se vacinar contra a influenza, além de outras vacinas disponíveis”, disse o ministro, revelando que a determinação da pasta estende-se às gestões de saúde de estados e municípios.

O ministro Alexandre Padilha aplica a vacina contra influenza no empresário Paulo Octávio. Foto: Luh Fiuza Fotografia
Mão na massa O ministro, que é médico, aplicou vacinas em operários, como a servente Alessandra Cardoso e o bombeiro Balbino Gomes Sousa. Também imunizou o empresário Paulo Octávio, presidente da construtora que ergue o residencial em Águas Claras, e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.
Após receber a sua dose, Paulo Octávio elogiou a ação conjunta, que envolve poder público, entidades classistas e empresas em torno de um bem maior. “Sempre entendi que a saúde do trabalhador é essencial para qualquer empresa. Incentivá-lo a tomar vacinas, se cuidar e ter saúde é fundamental, e fazemos isso há muito tempo”, disse.
Fico feliz de estarmos no canteiro de obras, com muitos trabalhadores sendo vacinados nessa parceria como Sesi e o Ministério da Saúde, no Brasil todo. Entendo que, quanto mais parcerias tivermos entre governo, Sesi, Fibra e empresas, melhor para a saúde. Mais saúde, menos despesas para o governo”, acrescentou.
Na mesma linha de raciocínio, Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, elogiou a união. “Esse evento junta tudo o que é mais importante para a indústria: uma empresa da expressão da PaulOOctavio, com esse canteiro maravilhoso; o Ministério da Saúde, que tem feito um belíssimo trabalho de resgatar a vacina; e o Sesi, para fazer o que não esperávamos: retomar vacinação, algo que jamais poderia ter ocorrido”, acrescentou.
É triste ter de incentivar as pessoas a se vacinarem, ação que salvou tantas vidas. Mas passou. E a vacina volta a ser normal no Brasil, que é uma referência no mundo. Gestos de uma empresa como esta refletem o comportamento do Paulo Octávio, que é um grande parceiro do sistema”, concluiu.

A servente Alessandra Cardoso foi a primeira a ser vacinada pelo ministro Alexandre Padilha. Foto: Luh Fiuza Fotografia
A vacinação nos canteiros de obras da PaulOOctavio inclui a oferta de doses contra sarampo, febre amarela, hepatite e influenza, entre outras. Serão mais de 150 vacinados somentenesta sexta-feira. A campanha nacional contra a gripe segue mobilizando estados e municípios do País. Até o momento, mais de 21,2 milhões de doses já foram aplicadas.
The post Ministro da Saúde vacina operários em canteiro de obras da PaulOOctavio first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.