A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Panaceia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela falsificação e uso de diplomas falsos de curso superior em enfermagem.
As ações ocorreram nos municípios de Eldorado e Miranda, em Mato Grosso do Sul, onde foram cumpridas ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal da 3ª Região.
De acordo com a PF, a investigação identificou que os suspeitos utilizavam diplomas forjados para conseguir o registro profissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS). Com isso, conseguiam atuar de forma ilegal em unidades de saúde pública no estado.
A CNN entrou em contato com a COREN-MS mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Durante a operação, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para identificar outros envolvidos no esquema e reforçar as provas dos crimes investigados.
Os envolvidos poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, estelionato e organização criminosa.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
Este conteúdo foi originalmente publicado em PF desarticula esquema de falsificação de diplomas de enfermagem em MS no site CNN Brasil.