Johan Helberg, morador de uma propriedade próxima à cidade de Trondheim, na Noruega, acordou com um “vizinho diferente” nesta quinta-feira (22). Seu vizinho, Jostein Jorgensen, ligou desesperado para afirmar que um navio porta-contêineres de 134 metros de comprimento havia encalhado a poucos metros de sua residência.
Ao sair de casa, Johan deu de cara com a cena que descreveu, com bom humor, à emissora TV2: “É um novo vizinho bem volumoso, mas logo irá embora”.



A embarcação em questão é o NCL Salten, da empresa North Sea Container Line, que transportava 16 tripulantes no momento do incidente. O navio encalhou em uma faixa de terra estreita e rochosa, bem ao lado da casa de Johan, danificando um cano do sistema de aquecimento da residência. “Se o navio tivesse batido na rocha logo ao lado, teria subido e atingido a casa com força. Faltaram poucos metros”, relatou ele.
Felizmente, não houve feridos nem vazamento de óleo. Segundo as autoridades locais, os tripulantes estavam em segurança, e o impacto gerou um deslizamento de terra de cerca de 100 metros de largura. A área precisou ser parcialmente evacuada por precaução, incluindo Johan e outros dois moradores vizinhos.
Tudo tranquilo
O chefe operacional da polícia do distrito de Trøndelag, Erik Vagnild, garantiu que a estrutura das casas da região não foi comprometida. “Eles ficaram um pouco surpresos ao acordar. Viram que um barco estava encostado na parede da casa. Mas não houve qualquer dano à propriedade”, afirmou à TV2.