Sucesso de “O Agente Secreto” em Cannes pode levá-lo ao Oscar?

Ainda é cedo para falar de Oscar 2026, mas é neste momento que os principais lançamentos do ano começam sua jornada. O Festival de Cannes é responsável por projetar títulos do mundo inteiro para os gigantes de Hollywood.

Entre uma das produções em destaque na Riviera Francesa é o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Desde a estreia no último domingo (18), o thriller político já garantiu distribuição na América Latina, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Irlanda.

A Neon, empresa de produção e distribuição cinematográfica norte-americana, foi a primeira a adquirir os direitos do filme. As últimas apostas da empresa incluem “Anora” (vencedor do Oscar e Palma de Ouro), “Anatomia de uma Queda” (vencedor da Palma de Ouro) e “Parasita” (vencedor do Oscar e Palma de Ouro).

Ter a Neon por trás da estratégia de lançamento do filme brasileiro nos Estados Unidos pode ser um bom sinal para o Oscar – isso se a produtora optar por apostar no título para a premiação, pois envolve um grande orçamento para a campanha. O buzz (ou não) que o filme ganhar ao longo dos meses pode impactar na escolha.

Já nas demais regiões citadas acima, “O Agente Secreto” chegará pela Mubi. Até o momento, não se sabe se o lançamento será nos cinemas ou direto no serviço de streaming.

O legado de “Ainda Estou Aqui”, o primeiro filme brasileiro a ganhar um Oscar, aumentou a atenção (e entusiasmo) ao cinema brasileiro. A jornada do filme de Kleber Mendonça Filho é longa até a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Muitas respostas envolvendo o alcance, buzz e estratégia do filme devem ser respondidas ao longo dos próximos meses, mas o início tem sido definitivamente positivo.

Sobre o que fala de “O Agente Secreto”?

A trama é ambientada na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), que retorna ao cinema brasileiro após anos dedicando-se à carreira internacional. Nomes como Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) compõem o elenco.

O Agente Secreto: o que se sabe do filme brasileiro exibido em Cannes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sucesso de “O Agente Secreto” em Cannes pode levá-lo ao Oscar? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.