Uma startup brasileira está revolucionando a forma como empresas, hospitais e condomínios lidam com o consumo de água. Com uma solução inovadora que combina tecnologia, gestão inteligente e consciência ambiental, a empresa já conseguiu reduzir o consumo em mais de um bilhão de litros de água em todo o Brasil.
O sistema, desenvolvido há cerca de sete anos, utiliza sensores e transmissores instalados em pontos críticos das instalações dos clientes, como reservatórios, áreas externas e bombas. Esses dispositivos alimentam uma plataforma web e um aplicativo em tempo real, permitindo um monitoramento preciso do consumo de água.
Padronização e eficiência
Um dos diferenciais da tecnologia é a padronização de todos os pontos de consumo. “As torneiras vão ter a sua vazão adequada, o seu tempo adequado, o seu volume de acordo com o tipo de hidro sanitário também vão ser adequados”, explica Camilo Torquato presidente da startup. Isso significa que uma torneira que antes fechava em 15 segundos, por exemplo, pode passar a fechar entre 4 e 5 segundos, otimizando significativamente o uso da água.
O impacto dessa inovação é considerável, especialmente quando se considera que, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o volume de água potável perdido em operações de abastecimento no Brasil poderia suprir o consumo de cerca de 10 milhões de pessoas por pelo menos 5 anos.
Atualmente, a startup atua em mais de 40 cidades brasileiras, abrangendo 9 setores diferentes, com destaque para hospitais, hotéis, supermercados e condomínios. Os resultados são impressionantes: “Hoje a gente entrega mais ou menos ali uma média de 30% de economia financeira para os nossos clientes, podemos chegar a até 75%, 80% de economia total”, afirma Torquato.
Além da economia financeira e de recursos hídricos, a startup também se preocupa com a educação ambiental. A empresa oferece treinamentos e palestras específicas sobre consumo consciente e sustentabilidade, contribuindo não apenas para a redução do consumo de água, mas também para a diminuição da pegada de carbono de seus clientes.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Startup brasileira ajuda empresas na economia de água no site CNN Brasil.