Mundial: clubes brasileiros preparam evento inédito para torcedores

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, torneio que ocorrerá entre 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, está se aproximando e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras preparam evento inédito para seus torcedores presentes nos EUA. As áreas temáticas  criadas terão entretenimento, gastronomia e cultura para aproximar fãs e marcas fora dos estádios.

O projeto dos clubes é que esses espaços sejam montados em cidades estratégicas, como Miami, Nova York e Los Angeles, locais onde os clubes brasileiros disputarão seus jogos. Nesses locais, torcedores poderão assistir às partidas, participar de ativações e viver um pouco da atmosfera dos clubes, mesmo longe do Brasil.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da agência de marketing esportivo Wolff Sports, as fan zones representam uma poderosa ferramenta de engajamento: “Elas são muito mais do que espaços de convivência. É onde a paixão do torcedor se transforma em consumo, relacionamento com marcas e geração de conteúdo. É uma oportunidade para ativar patrocinadores e fortalecer a presença dos clubes no mercado internacional”.

O Botafogo e o Fluminense, por exemplo, contam com a parceria da agência Absolut Sport para oferecer pacotes de viagem que incluem ingressos, hospedagem, transporte e acesso a ações exclusivas. Joaquim Lo Prete, Country Manager da empresa no Brasil, destaca o potencial da iniciativa.

“Campeonatos como esse são uma excelente oportunidade para clubes, marcas e entidades promoverem experiências únicas. É possível integrar contextos esportivos, culturais e gastronômicos com facilidade, ainda mais em um país com infraestrutura moderna e atrativa para o turismo”, afirma Joaquim.

A expectativa dos torcedores palmeirenses para o torneio é enorme e a mobilização tem sido intensa tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Com caravanas organizadas, pontos de encontro definidos e uma complexa operação logística montada, a torcida alviverde realiza campanha nas redes sociais com objetivo de apresentar uma grande festa nos estádios americanos durante a competição.

Entre as ações realizadas pelos palmeirenses estão: arrecadação de recursos para a compra de bandeiras, faixas e outros utensílios para incentivar os atletas dentro de campo, e organização de caravana saindo de Massachusetts, com objetivo de levar os fãs para acompanhar os jogos do Verdão na Copa do Mundo de Clubes.

Anderson Rubinatto, CEO da Goolaço, empresa especializada na produção de eventos esportivos, ressalta o impacto emocional das iniciativas: “Esses eventos aproximam o torcedor da marca do clube de forma única e inesquecível. As fan zones criam um ambiente onde a experiência vai além do jogo. É onde nascem memórias, conexões e novas oportunidades de fidelização”.

O Tricolor Carioca planeja instalar a “Casa Fluminense” em uma área próxima à Times Square, um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York. Uma equipe de marketing do clube trabalha no projeto. O Tricolor fará dois jogos na cidade, contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no dia 17 de junho, e contra o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, no dia 21. A última partida será em Miami, no dia 25 de junho, diante do Mamelodi Sundowns, da África do Sul.

Empresas especializadas em hospitalidade no ambiente esportivo enxergam na iniciativa uma chance de ampliar experiências e gerar valor. “O público que busca essas experiências quer mais do que apenas assistir ao jogo. Eles querem viver o futebol de forma completa, com conforto, entretenimento e conexão com a cultura do clube. As fan zones oferecem exatamente isso: uma extensão da paixão, onde esporte, lazer e negócios se encontram”, destaca Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality.

O Flamengo prefere manter em sigilo o local, mas planeja atuar em parceria com as chamadas “Embaixadas e Consulados da Nação” tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. O Rubro-Negro enfrenta o Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho; depois encara o Chelsea, no dia 20 de junho. O Rubro-Negro faz sua última partida pela fase de grupos no dia 24 de junho, com adversário ainda indefinido.

Esta será a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes. O torneio, que conta com 32 equipes, segue o mesmo formato de disputa da Copa do Mundo de seleções. Além dos brasileiros, gigantes como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Chelsea, Internazionale, Juventus e até o Inter Miami, de Lionel Messi, estão confirmados. A grande final será disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no dia 13 de julho.

Um exemplo de como as ativações gastronômicas contribuem para a experiência dos fãs é a nova operação de Food Containers que ficará na Esplanada da Arena MRV. A iniciativa da GSH Live, operadora de alimentos e bebidas do local, leva feijão tropeiro, arroz carreteiro, burger de linguiça, mini pastéis, espetinhos e opções variadas de hambúrguer para os torcedores.

Para Mark Zammit, CEO da GSH, o projeto traduz a essência da empresa: “Queremos surpreender e criar novas tradições para a Arena MRV. Essa operação representa a realização de tudo o que sonhávamos quando fundamos a GSH em 2013: entregar excelência na gestão de alimentos e bebidas em ambientes icônicos como este”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mundial: clubes brasileiros preparam evento inédito para torcedores no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.