Idoso em recuperação de AVC se emociona ao conversar com assistente virtual; veja vídeo

Um vídeo publicado nas redes sociais no último domingo (19) mostrou o impacto causado pela tecnologia na vida de um idoso em processo de reabilitação após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Zibrail Prates de Moraes, de 79 anos, morador de Barão de Cotegipe, no Norte do Rio Grande do Sul, foi filmado pelo filho, Jeferson Prates, enquanto interagia com a assistente virtual Alexa.

O equipamento foi presente do filho, que trabalha como mágico e comediante, pensando em auxiliar nas tarefas do dia a dia e tornar a rotina do pai mais autônoma. A conexão ficou ainda mais forte quando Zibrail, já adaptado ao uso da ferramenta, fez um pedido especial.

“Alexa, toca uma do Teixeirinha!”, disse o idoso

Segundo Jeferson, ouvir canções do artista preferido tem proporcionado bem-estar ao pai e contribuído para sua recuperação cognitiva e afetiva. “Algumas coisas fazem ele chorar, como falar do lugar em que ele morava, lembrar da comunidade em que ele viveu. Eu acho que, no caso da Alexa, a emoção está associada à resposta que o equipamento eletrônico dá para ele e, principalmente, pelos trechos da música”, relatou o filho.

Zibrail também aprendeu a realizar outras ações por meio da assistente, como consultar a previsão do tempo, verificar as horas e realizar chamadas. Para Jeferson, a capacidade do pai de voltar a se comunicar e se emocionar com lembranças sonoras tem sido um muito importante no tratamento.

O vídeo alcançou mais de 2,2 milhões de visualizações no TikTok, repercussão que surpreendeu a família. “A gente recebe só palavra de carinho, galera curtindo, principalmente por conta de ter o envolvimento do Teixeirinha, música antiga. Eu mostrei pra ele, falei que ele estava famoso. Ele fica muito feliz, mas não entende muito bem o que representam os números”, afirmou o filho.

Aos 79 anos, Zibrail mantém rotina de fisioterapia e conta com o apoio da tecnologia e dos familiares para preservar a memória e a autonomia. “Ele faz fisioterapia, e o intuito é manter ele ativo e com memória. Quero ter memória do meu pai forte, fazendo serviço, ajudando os filhos, ele era um cara fisicamente muito forte. Mas fui entendendo que esse processo também faz parte”, concluiu Jeferson.

Veja o vídeo:

@opovoonline

Zibrail Prates de Moraes, de 79 anos, morador de Barão de Cotegipe (RS), se emocionou ao ouvir uma música de seu artista favorito tocada por uma assistente virtual. O dispositivo foi um presente do filho, o mágico e comediante Jeferson Prates, como forma de auxiliar na recuperação do pai após um AVC. A interação com a tecnologia, que deveria facilitar tarefas simples do cotidiano, acabou proporcionando um momento marcante e cheio de significado. 🔗 Para mais conteúdos, siga @opovoonline nas redes sociais 📹 Reprodução/ojefersonprates/ Instagram #zibrailprates #avc #assistentevirtual #opovo #tiktoknotícias

♬ som original – O POVO Online

Adicionar aos favoritos o Link permanente.