A Prefeitura de São José dará início, na próxima terça-feira (27), às pesquisas de campo que vão embasar o novo sistema de transporte coletivo do município. A ação é conduzida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), responsável pela coordenação técnica do trabalho e tem como objetivo reunir informações que vão ajudar a construir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e adequado às necessidades da cidade.
Antes do início das entrevistas, os nove pesquisadores e o coordenador da equipe passarão por treinamento na terça-feira (27), das 14h às 18h. As visitas aos domicílios vão começar pelos bairros próximos à residência dos pesquisadores e seguirão conforme a organização das equipes em campo. Por isso, os bairros atendidos podem variar durante o período da pesquisa.
Os pesquisadores vão bater de porta em porta e aplicar um questionário simples, ouvindo moradores sobre o uso do transporte público, horários, rotas, dificuldades e sugestões. Eles também irão realizar pesquisas em abrigos de ônibus. A participação é voluntária, mas muito importante para que a Prefeitura compreenda como a população se locomove e o que pode ser melhorado. Os entrevistadores estarão devidamente identificados, com crachá e uniforme da Fepese, garantindo segurança e transparência durante o processo.
A população também pode participar da pesquisa on-line, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJP0qkP9ZAr3adMPaz9WbPb-MUr3Q1DpRzbHBZ5-6sGoBGfQ/viewform
O estudo contratado pela Prefeitura tem como objetivo principal identificar gargalos no trânsito e no transporte coletivo, subsidiar a futura licitação do sistema de transporte — sem contrato formal desde 2008 — e orientar políticas públicas com base em dados reais sobre os hábitos da população josefense. A pesquisa de campo tem previsão de ser realizada pelos próximos dois meses.
A última licitação do transporte coletivo em São José foi feita em 2008. Desde então, o município cresceu, os bairros se desenvolveram e os hábitos da população mudaram. Para implantar um novo modelo de concessão, com melhores rotas, horários e tarifas justas, é essencial conhecer a realidade atual, explica a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando.

Ela destaca a importância da iniciativa: “Estamos trabalhando para garantir um sistema eficiente, e essa pesquisa será fundamental para embasar a licitação”, afirmou. Entre os resultados esperados com a pesquisa estão, o redesenho de rotas e definição de tarifas mais justas; criação de um modelo sustentável e atrativo para investidores; redução de custos operacionais e melhoria da qualidade do serviço.
Sistema atual
Atualmente, São José conta com três empresas operadoras de transporte público municipal (Estrela, Biguaçu e Santa Terezinha) que atuam com sete linhas, das 5h30 às 22h30 e a média mensal de três operadoras é de 150 mil usuários. Em relação aos ônibus intermunicipais, São José defende uma nova concessão, considerando que a maior parte das linhas que transitam no Município são intermunicipais – que partem ou tem destino outros municípios da grande Florianópolis – é preciso um entendimento de outros municípios e do Governo do Estado.
O post São José inicia na próxima semana pesquisas de campo sobre transporte coletivo apareceu primeiro em Informe Floripa.