Agentes da 33ª Delegacia Policial (Realengo) prenderam duas mulheres suspeitas de praticar uma série de roubos violentos contra idosos em diferentes regiões do Rio e da Baixada Fluminense.
Coordenada pelo delegado Flávio Rodrigues, a operação foi resultado de investigações conduzidas pela 33ª DP, com apoio do setor de inteligência. Uma das suspeitas foi localizada na Comunida de Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, e a outra em Turiaçu. Ambas tinham mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal do Foro Regional de Bangu.
A dupla foi identificada após uma idosa de 79 anos registrar ocorrência relatando ter sido empurrada e roubada pelas criminosas, em Bonsucesso, na zona norte do Rio. As suspeitas usaram os cartões da vítima em compras fraudulentas.
De acordo com a polícia, as mulheres abordavam principalmente pessoas idosas, utilizando falsos gestos de ajuda – como oferecer auxílio para atravessar a rua – e, em seguida, aplicavam golpes e violência para roubar bolsas, carteiras e cartões.
As ações criminosas se espalhavam por bairros como Penha, Campo Grande e Bangu, além de cidades da Baixada, como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo. A dupla chegava a cometer dois a três roubos por dia, segundo os investigadores.
Uma delas já havia sido presa em flagrante por roubo em 2023 e tem antecedentes. A outra, embora sem prisões anteriores, é investigada por outro roubo com o mesmo modo de atuação. Na casa das suspeitas, foram apreendidos celulares usados nos crimes.
Ambas foram levadas à 33ª DP e, posteriormente, encaminhadas ao sistema prisional competente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dupla que fingia ajudar idosos para roubar é presa no Rio no site CNN Brasil.