Um motorista que trabalha no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi baleado na noite dessa terça-feira (20), nas proximidades do presídio. De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a suspeita inicial é que o verdadeiro alvo do atentado seria o diretor da unidade prisional.
Jorge Magno Alves não foi atingido, porque não estava dentro do carro no momento do ataque. De acordo com o registro, um grupo de 20 criminosos encapuzados cercou o veículo e efetuou os disparos, por volta das 18h.
Segundo a Seap, o homem ferido é funcionário terceirizado da empresa cogestora Reviver, que trabalha no presídio, e atuava como motorista do diretor do presídio. Ele foi socorrido e levado para o hospital da cidade, onde está internado em estado grave.
A Polícia Civil da Bahia e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informaram, na manhã desta quarta (21), que os criminosos foram identificados como integrantes de uma organização criminosa.
O principal suspeito de atirar contra o motorista foi capturado na manhã de hoje, enquanto tentava fugir do cerco policial montado pelas Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública.
Distante pouco mais de 50 km do local do atentado, o suspeito, que possui passagens por homicídio, ocultação de cadáver e roubo, foi flagrado na cidade de Itapebi, com uma pistola, carregador e munições. Ele e uma mulher acabaram presos.
Segundo a polícia, ações de inteligência das Forças Estaduais e Federais já identificaram o mandante do crime.
Fuga detentos
Jorge Magno Alves Pinto assumiu a diretoria após a fuga de 16 presos do complexo penal de Eunápolis, em dezembro do ano passado. Em uma intervenção do Governo do Estado, ele entrou no lugar de Joneuma Neres.
As investigações apontaram que Joneuma teria facilitado a ação de criminosos para promover a invasão e a fuga no presídio.
Além disso, foi identificada a ligação da ex-diretora com a facção. O ataque, na época, teria sido planejado para “resgatar” Ednaldo Pereira Souza, “Dada”, chefe do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Atentado contra diretor de presídio deixa motorista baleado na Bahia no site CNN Brasil.