A Anvisa proibiu, a partir desta terça-feira (20), a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites de duas marcas. A decisão consta na Resolução nº 1.896, publicada no Diário Oficial da União.
A medida foi adotada após denúncia feita em outubro de 2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O órgão identificou origem desconhecida dos produtos e a presença de outros óleos vegetais não informados na composição. Também foram apontadas falhas nas rotulagens, ausência de licença sanitária e de registro junto ao Ministério da Saúde.




A investigação revelou que os produtos se enquadram na definição de alimentos adulterados e que podem oferecer risco à saúde por falta de informações sobre a procedência dos óleos utilizados.
As embalagens trazem apenas o nome da empresa embaladora, Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., e não indicam o CNPJ dos fabricantes, considerados desconhecidos pelas autoridades. As marcas proibidas pela Anvisa são Alonso e Quintas D’Oliveira.