Um tubarão foi novamente avistado na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na tarde da última terça-feira (20/05). O animal foi flagrado por um piloto de jet ski enquanto nadava nas proximidades do Posto 1, no Quebra-mar.
O vídeo, divulgado nas redes sociais, foi gravado por Breno Affonso, que trabalha há quatro anos na região e afirmou nunca ter visto um tubarão tão perto da orla. O profissional estima que o animal teria cerca de 1,5 metro de comprimento.




A aparição acontece dois dias após outro registro semelhante na mesma praia. No último domingo (18/05), alunos de uma escola de surfe deixaram o mar às pressas após perceberem uma barbatana se aproximando. A cena foi registrada pelo professor de surfe Juan Duarte, que avaliou o tamanho do tubarão em aproximadamente 2,5 metros.
Embora não sejam comuns no litoral carioca, especialistas afirmam que os tubarões sempre estiveram presentes na região. O biólogo Marcelo Szpilman explicou que o animal visto no domingo era um tubarão-martelo, espécie que costuma nadar sozinha em busca de alimento.
“Os tubarões sempre estiveram nas praias. E que bom que estão lá! Sem eles, teríamos graves problemas”, disse Szpilman, em entrevista ao O Globo, ressaltando que as chances de ataque no Rio de Janeiro são mínimas. Apesar disso, especialistas recomendam que a população mantenha distância e respeite a presença dos animais marinhos.
Veja o vídeo:
View this post on Instagram