Gripe aviária: mesma cepa é detectada em granja e zoológico no RS

O sequenciamento genético da influenza aviária detectada em aves em um zoológico de Sapucaia do Sul (RS) e em uma granja comercial em Montenegro (RS) indicou a mesma cepa do vírus nos dois casos, informou nesta terça-feira (20) a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Rosane Collares.

Porém, segundo Collares, ainda não é possível “dizer que há relação direta entre os dois” casos registrados nas cidades gaúchas.

Infecção em humanos

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) esclarece que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo.

A transmissão ocorre, principalmente, em casos de contato direto e frequente com animais doentes, vivos ou mortos.

Não há risco na ingestão de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre pessoas continua sendo extremamente rara.

Segundo os protocolos adotados, indivíduos que tenham tido contato com animais infectados são monitorados por dez dias.

Para que um caso humano seja oficialmente considerado suspeito, é necessário haver sintomas clínicos combinados com evidência epidemiológica, como exposição a aves ou restos mortais contaminados.

Gripe aviária: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária: mesma cepa é detectada em granja e zoológico no RS no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.