O Reino Unido e a Ucrânia se juntaram à lista de países que anunciaram restrições à compra de frango do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
Ao todo, 32 países e a União Europeia impuseram algum tipo de restrição à importação de aves brasileiras, segundo dados do Ministério da Fazenda.
Mercados que suspenderam as importações de frango de todo o Brasil:
África do Sul, Argentina, Armênia, Bielorrússia, Bolívia, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Iraque, Malásia, Marrocos, México, Paquistão, Peru, Quirguistão, República Dominicana, Rússia, Sri Lanka, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.
Países que suspenderam as importações apenas do Rio Grande do Sul:
Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Cuba, Macedônia do Norte, Montenegro, Reino Unido, Tajiquistão e Ucrânia.
Países que suspenderam as importações apenas do município de Montenegro (RS):
Arábia Saudita e Japão.
A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o ministério já estava preparado para a situação.
O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência.
Na Europa, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.
A percepção da Fazenda era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.
O ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.
Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.
O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.
Esses acordos permitem a regionalização de eventuais suspensões nas exportações, o que ajuda a evitar impactos econômicos mais amplos aos produtores.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Reino Unido e Ucrânia suspendem compras de frango do RS; veja lista no site CNN Brasil.