O caso de gripe aviária detectado no Brasil está sendo monitorado, sendo que 84% das propriedades no raio do foco foram vistoriadas, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul.
Em meio a essa questão, diversos países restringiram a compra de frango brasileiro. Mas, não é isso que irá impedir a credibilidade do agronegócio brasileiro, segundo análise de Thais Herédia ao CNN Money.
Ela afirmou que o Brasil ainda exerce sua credibilidade na solução do caso de gripe aviária devido ao seu histórico positivo em questões sanitárias.
“Estamos lidando bem. O Brasil tem um histórico e um repertório de lidar com questões sanitárias que tem um reconhecimento. Toda a forma que o agronegócio, junto com o governo, nos últimos anos, criou um sistema muito eficaz, seja quando a situação está boa ou não”, afirmou Herédia.
A analista destacou que o Brasil aprendeu do erro de outros países que passarem pela mesma situação.
“O Brasil testemunhou tudo o que os grandes países, enormes produtores e referências no mundo na carne de frango, fizeram de errado”, pontuou.
Em março deste ano, os Estados Unidos relataram o primeiro caso de gripe aviária H7N9 em 8 anos, enquanto já lutava contra outra cepa de gripe aviária, a H5N1. E durante meses, os consumidores no país enfrentaram uma escassez de ovos nos supermercados e preços mais altos.
Herédia destaca que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras pessoas da ala política não emitiram opinião sobre o caso de gripe aviária com o objetivo de não politizar a discussão.
“Não é por acaso. Essa é uma crise, diferente da fraude da INSS — que o governo escolheu ser tocada pela burocracia —, que o melhor que o governo faz é não politizar”.
China investe no Brasil em delivery, energia e mineração; veja lista
Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Brasil exerce credibilidade na solução do caso de gripe aviária no site CNN Brasil.