Falsa médica que atendia crianças com cardiopatias graves é presa em Manaus

Uma “falsa médica” que atendia crianças com doenças cardíacas graves foi presa na manhã desta segunda-feira (19) em Manaus, no Amazonas.

Sophia Livas de Morais Almeida foi detida dentro de uma academia por policiais civis do 1° Distrito Integrado de Polícia, sob coordenação do Delegado Cícero Túlio.

Segundo a Polícia Civil, ela se infiltrou em um grupo de médicos especialistas por meio de um curso de pós-graduação, onde ganhou a confiança dos profissionais de saúde. Em seguida, passou a integrar um programa de atendimento e acompanhamento de crianças cardiopatas no Hospital Universitário Getúlio Vargas.

No hospital, Sophia furtou um carimbo de uma médica da unidade com um nome semelhante ao dela e passou a fazer consultas se passando pela especialista. A investigação apontou que ela passou a utilizar um consultório médico para atender crianças autistas e com doenças cardíacas.

O delegado Cícero Túlio, responsável pelo caso, explica que a suspeita convenceu outros médicos a autorizarem que ela coordenasse um congresso nacional de especialistas, que acontecerá em Manaus nos próximos dias. Às custas do evento, ela viajou para Brasília onde participou, como médica, de reuniões com secretários dos Ministérios da saúde e educação, além de se reunir com parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado.

Sophia ainda apresentava um podcast semanal de entrevistas com pediatras e outros profissionais, sobre cardiologia pediátrica. O delegado revela que ela também chegou a participar de partos em Manaus e atuava como professora voluntária em faculdades de medicina no Amazonas.

Nas redes sociais, a “falsa médica” apresentava sua rotina diária de atendimentos a crianças como cardiologista pediátrica, além de publicar encontros com autoridades e registros de aulas em universidades na capital amazonense.

Os investigadores também coletaram evidências de que Sophia falsificou documentos acadêmicos como diploma e histórico escolar de uma faculdade de medicina.

A prisão de Sophia é resultado de uma investigação que começou após a prisão de outro falso médico no início deste mês, no âmbito da Operação Hipócrates.

A Polícia Civil informou que a suspeita será indiciada pelos crimes de falsa identidade, falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina, estelionato praticado contra vulnerável, falsidade material de atestado, curandeirismo e charlatanismo.

Veja imagens da prisão de Sophia nesta segunda-feira (19): 


O vídeo abaixo mostra todo material apreendido que Sophia usava como falsa médica, incluindo um jaleco com sua identificação como “Cardiologia Fetal”, celulares, computadores, instrumentos médicos e milhares de receituários e atestados com informações de um carimbo de outra especialista.

As investigações ainda apontam que dois pacientes atendidos pela mulher foram demitidos de seus empregos por apresentar atestados médicos emitidos por ela.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Falsa médica que atendia crianças com cardiopatias graves é presa em Manaus no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.