Massa de ar seco impede avanço de frentes frias pelo Brasil; entenda

Uma forte massa de ar seco, comum para esta época do ano, atua na região central do Brasil e impede o avanço de frentes frias pelo país. A informação é da agência de meteorologia Nottus, divulgada nesta terça-feira (20).

As ondas frias que chegam ao Brasil ficam confinadas na região Sul, sem força para evoluir para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Nesta semana, a chegada de uma segunda frente fria deve empurrar um pouco mais o ar frio, mas apenas para afetar algumas áreas do leste da região Sudeste.

Segundo a Nottus, as temperaturas devem ficar mais amenas em áreas do leste e sul paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul e zona da mata mineiras, entre essa quinta-feira (22) e domingo (25). Já no início da próxima semana, a massa de ar seco volta a predominar nessas regiões e a temperatura deve aumentar novamente.

Somente no final da próxima semana, com a passagem de uma forte frente fria, haverá mudanças sobre o interior do Sudeste e em áreas do Centro-Oeste, com queda de temperatura e chuva.

“Veranico” deve durar até esta semana no Centro-Sul

Um bloqueio atmosférico, que ocasionou o chamado veranico na última semana, deve se intensificar nos próximos dias em todo o território nacional, resultando em tempo seco e temperaturas elevadas, principalmente no Centro-Oeste, interior do Sudeste e na região Sul.

Segundo a Climatempo, esse padrão típico de outono é caracterizado por vários dias consecutivos com ausência de chuva, céu aberto e temperaturas máximas acima da média, mesmo em pleno mês de maio.

“As maiores temperaturas devem se concentrar no Mato Grosso, onde os termômetros podem chegar a 34 °C, além de valores elevados também no Mato Grosso do Sul, interior paulista, Paraná e Rio Grande do Sul”, apontou a agência climática.

Essa situação deve durar até a próxima quarta-feira (21), impedindo o avanço de frentes frias sobre todo o Centro-Sul do Brasil. As maiores temperaturas devem ocorrer durante as tardes, e as máximas podem ficar 5 °C acima da média de maio.

Apenas o sul gaúcho deve sair do padrão do veranico, em função da passagem de uma frente fria a partir desta segunda-feira (19).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Massa de ar seco impede avanço de frentes frias pelo Brasil; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.