O Corpo de Bombeiros Militar está atuando nas buscas por um homem, de nacionalidade argentina que foi dado como desaparecido nesta segunda-feira (19) na região da Praia da Lagoinha do leste, no Pântano do Sul, em Florianópolis.
Segundo informações do Consulado da Argentina, José María Alday se encontra no Brasil desde o dia 03 de maio de 2025 e estava visitando um amigo que mora no Pântano do Sul. Locomovia-se de ônibus, apresentando seu RG (DNI), que indicava que tem mais de 60 anos, para poder embarcar.
O Consulado relatou, ainda, que no dia 15 de maio, por volta das 10h da manhã, saiu da residência para passear. Disse que voltaria cedo para almoçar, mas não retornou. Sua vestimenta era uma bermuda, uma camisa e chinelos. Estava com seu DNI e celular.
Nesta segunda, a Central de Operações Bombeiro Militar recebeu imagens de uma câmera de segurança, repassadas pela Polícia Militar (SOS Desaparecidos), que aparentam ser do senhor José María caminhando em direção à entrada da trilha da Lagoinha do Leste. Essa informação foi posteriormente confirmada pela equipe dos bombeiros, ao obter o relato de uma testemunha que teria avistado o idoso na trilha.

Diante dos relatos e das informações adicionais levantadas, o bombeiro empenhou o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) para iniciar as buscas, com o seguinte recurso empregado:
Estrutura de busca:
GBS: 3 militares
1 viatura 4×4
1 motoaquática
BOA (apoio ao deslocamento): 3 militares
1 Aeronave Arcanjo 01
1 Binômio
Militar Cinotécnico + Cadela Ilha
O post Bombeiros buscam por idoso argentino desaparecido apareceu primeiro em Informe Floripa.