O empate sem gols entre Flamengo e Botafogo pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (18), foi marcado por cenas de violência e confusão nos arredores do estádio do Maracanã, na zona norte do Rio. Ao todo, 102 torcedores foram detidos por envolvimento em brigas e tumultos antes e após o clássico.
De acordo com a Polícia Militar, os detidos seriam integrantes de torcidas organizadas. Eles foram flagrados iniciando um confronto nas ruas Arthur Menezes e São Francisco Xavier, nas proximidades do estádio.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam materiais perigosos, como explosivos, pedras, garrafas e até socos-ingleses. Todos os envolvidos foram conduzidos em um ônibus do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) ao Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.
A tarde também foi marcada por tensão em outro ponto da cidade. Na estação de trem do Engenho de Dentro, também na zona norte, uma confusão assustou passageiros e torcedores que seguiam para o jogo.
Segundo a PM, agentes da Força de Escolta flagraram flamenguistas lançando fogos de artifício contra outros torcedores e policiais que estavam na plataforma. As imagens do momento, divulgadas nas redes sociais, mostram pessoas correndo em meio ao tumulto, tentando se proteger.
Para conter a violência, os policiais utilizaram equipamentos de menor potencial ofensivo, incluindo sprays de pimenta.
A SuperVia, concessionária responsável pelos trens urbanos do Rio, informou que, por volta das 14h, precisou acionar as forças de segurança para conter os ânimos exaltados na estação. Apesar do episódio, a circulação dos trens seguiu normalmente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Clássico entre Flamengo e Botafogo termina com 102 torcedores detidos no RJ no site CNN Brasil.