Pai do papa Leão XIV serviu na marinha durante Segunda Guerra Mundial

O pai do papa Leão XIV, Louis Marius Prevost, serviu na Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Prevost nasceu em 28 de julho de 1920, em Chicago, nos Estados Unidos.

Aos 23 anos, após se formar na faculdade, ele foi comissionado e se tornou um oficial executivo de um navio de desembarque de tanques em novembro de 1943.

Louis Marius Prevost participou do desembarque do Dia D na Normandia, França, em 6 de junho de 1944, como parte da Operação Overlord.

Ele também comandou um navio de desembarque de infantaria que Aliados utilizaram para desembarcar soldados de e fuzileiros navais nas praias durante a guerra.

Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, a costa da Normandia não tinha capacidade portuária para a enorme quantidade de materiais necessária para manter o ímpeto aliado.

Mais tarde, a Marinha enviou Prevost e outros navios de desembarque para o sul da França, como parte da Operação Dragão, iniciada em 15 de agosto de 1944. Isso forçou os alemães a defender uma segunda frente, reduzindo a sua eficácia.


Soldados desembarcam no sul da França durante a Operação Dragão em agosto de 1944. • Exército dos EUA

No final de agosto, os Aliados capturaram os portos franceses de Marselha e Toulon, utilizando-os imediatamente para desembarcar suprimentos e equipamentos.

Em outubro de 1944, mais de um terço da carga aliada passou por esses portos.

Prevost passou 15 meses no exterior e alcançou o posto de tenente júnior antes do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945, segundo o Departamento de Defesa dos EUA.


Soldados desembarcam nas praias da Normandia, França, durante ou logo após o Dia D, 6 de junho de 1944. • Exército dos EUA

Quando retornou, tornou-se chefe do Distrito Escolar 167 de Brookwood, um distrito escolar de ensino fundamental em Glenwood, Illinois, e, em seguida, diretor da Escola Elementar Mount Carmel, em Chicago.

Ele também era catequista — um professor dos princípios da religião cristã.

Família do papa Leão XIV

Prevost se casou com Mildred Agnes Martinez em 25 de janeiro de 1949.

Martinez trabalhava como bibliotecária e assim como seu marido, também nasceu em Chicago.

O casal teve três filhos: John Joseph Prevost, um educador aposentado que mora em Chicago, Louis Martin Prevost, um veterano da Marinha que mora na Flórida e Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV.

Robert Francis Prevost, foi eleito o primeiro papa americano da história em 8 de maio de 2025.

Martinez faleceu em 18 de junho de 1990, e Louis Marius Prevost faleceu em Chicago em 8 de novembro de 1997.

*Sob supervisão de Malu Baccarin

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pai do papa Leão XIV serviu na marinha durante Segunda Guerra Mundial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.