O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devem conversar na manhã desta segunda-feira (19).
Conforme o anúncio feito pelo líder americano no sábado (17), a conversa – por telefone – deve tratar principalmente a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura mais de três anos e é chamada por Trump de “banho de sangue”. O telefonema está previsto para acontecer às 10h (horário local).
“Espero que seja um dia produtivo, que haja um cessar-fogo e que esta guerra tão violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido, termine”, acrescentou o americano, na publicação de sábado.
Após a conversa com Putin, Trump também deve conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bem como vários membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Neste domingo (18), o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, chegou a afirmar que ele, juntamente com os líderes do Reino Unido (Keir Starmer), França (Emmanuel Macron) e Polônia (Donald Tusk), pretendiam conversar com Trump antes da ligação com Putin. O assunto teria sido discutido com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a missa de início do pontificado do papa Leão XIV, no Vaticano.
Na última semana, foram realizadas as primeiras negociações diretas entre os dois países em três anos, após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
As expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando Trump afirmou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia x Ucrânia: Trump e Putin devem conversar nesta segunda-feira (19) no site CNN Brasil.