Um filhote de macaco-prego foi resgatado nesta sexta-feira (16), em uma operação coordenada entre o Comando de Polícia Ambiental da PMERJ e a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal (DMA/PF/RJ). O animal havia sido roubado por um casal dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, o resgate aconteceu após o casal ser localizado tentando deixar a região com o macaco escondido dentro de um carro. Eles foram presos em flagrante por policiais militares do 6º BPM (Tijuca), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de agentes da 15ª DP (Gávea). O sistema de monitoramento por câmeras CIVITAS, da Prefeitura do Rio, também foi essencial para rastrear o veículo utilizado na fuga.


As investigações apontam que o filhote foi capturado com o uso de uma armadilha artesanal no interior da floresta. A intenção dos criminosos, de acordo com informações da PF, era lucrar com a venda do animal nas redes sociais ou em feiras ilegais de animais silvestres.
“O animal foi capturado com uma armadilha improvisada e seria comercializado ilegalmente”, informou a Polícia Federal em nota. Ainda segundo os investigadores, o carro em que o casal estava levava diversos itens suspeitos, como sacos plásticos, cordas, frutas, doces, ovos e uma caixa de medicamentos.
Após o resgate, o macaco-prego foi entregue ao ICMBio, que o encaminhou para avaliação veterinária. A expectativa é de que, após os devidos cuidados, o filhote possa ser reintroduzido em seu habitat natural.
VEJA VÍDEO
Ver essa foto no Instagram