Bahia ultrapassa 900 prisões através do reconhecimento facial este ano

Este sábado (17), o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou a marca de 905 prisões em 2025. Somente nos últimos dois dias, seis foragidos da Justiça foram presos nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Itacaré.

De acordo com informações divulgadas pela secretaria baiana, os foragidos são acusados pelos crimes de homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo, e por dívida de pensão alimentícia.

Eles passaram por pontos monitorados pelas câmeras inteligentes da SSP, e então os alertas foram emitidos pelos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) da região para serem localizados. Equipes integradas da Polícia Militar do interior auxiliaram nas capturas.


Total de prisões

Desde o lançamento em fevereiro de 2019, a ferramenta já contabilizou 3.291 prisões de criminosos com mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Homicidas, traficantes, assaltantes, procurados por furto, estupradores e criminosos com dívida de pensão alimentícia estão na lista das principais prisões com ajuda das câmeras inteligentes.

Casos de repercussão

Ainda segundo a SSP, nesta semana, o sistema auxiliou a Polícia Federal na captura de um procurado pela Justiça do estado do Rio Grande do Sul desde fevereiro deste ano, de 71 anos, pelo crime de estupro de vulnerável.

O suspeito dificultava os alertas de mais de 90% da ferramenta com a ajuda de um boné que cobria todo o rosto. Em um momento que ele levantou a cabeça, as equipes conseguiram fazer o alerta para o homem ser capturado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bahia ultrapassa 900 prisões através do reconhecimento facial este ano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.