Não há suspensão de exportações “generalizadas” de frango, diz ministério

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) afirmou na tarde desta sexta-feira (16) que, em respeito aos protocolos firmados com a China e a União Europeia, as exportações de carne de frango de todo o Brasil estão suspensas. No entanto, segundo a pasta, não se trata de uma suspensão “generalizada” das exportações de aves do Rio Grande do Sul.

De acordo com a nota, foram restringidas as exportações num raio de 10 quilômetros a partir do foco detectado, conforme diretriz da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Além da China e da União Europeia, a Argentina também suspendeu as exportações de carne de frango do Brasil, mas manteve a importação de material genético.

Mais cedo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou à CNN que o governo havia suspendido todas as “exportações de frango do Rio Grande do Sul cumprindo o protocolo”.

Contudo, a nota do ministério afirma que apenas vão seguir os protocolos firmados com outros países, como o de regionalização.

A situação ocorre quando o país deixa de importar produtos apenas da região afetada, caso de Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas.

No entanto, esses países foram notificados, mas nenhum pediu as suspensões imediatas.

“Tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de aves do mundo, com dimensões continentais e longas distâncias entre as regiões produtoras, reiteramos a importância do reconhecimento da regionalização”, diz a nota.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não há suspensão de exportações “generalizadas” de frango, diz ministério no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.