O filme “No Olho do Tornado“, lançado em 2014, acompanha um grupo de cientistas caçadores de grandes tempestades que tentam sobreviver às forças da natureza quando diversos tornados passam a devastar a cidade em que eles vivem.
O filme de desastre é dirigido por Steven Quale e estrelado por Richard Armitage, Sarah Wayne Callies e Matt Walsh.
Os acontecimentos do longa não são inspirados em um único desastre ou história específica, mas o roteirista John Swetnam garante que tudo que acontece na tela se baseia em acontecimentos reais – mesmo que os eventos extremos possam parecer surreais.
“Uma versão de tudo o que está no filme, encontramos na vida real e colocamos no roteiro, então é movido por efeitos especiais, mas é tudo baseado em coisas que vi no YouTube”, falou Swetnam em uma entrevista ao The Hollywood Reporter concedida na época do lançamento do filme.
Talvez o momento menos crível do filme seja quando vemos um tornado de fogo passando pela cidade, mas o fenômeno assustador não só é possível como já foi registrado diversas vezes na vida real.
Em um tornado normal, o ar quente sobe enquanto o ar frio desce, criando correntes de ar giratórias. Os tornados de fogo podem se formar em meio a incêndios, quando este ar quente está em meio às chamas e o fogo começa a subir junto da corrente de ar.
“Foi como pegar coisas que aconteceram no mundo real e elevá-las a outro nível”, completou o roteirista.
A ideia de que uma mesma cidade pode ser atingida por diversos tornados em uma única tarde também não é impossível, mesmo que seja algo raro.
Swetnam relembra um incidente da realidade no qual algo similar ao filme aconteceu: “Eu me baseei em algo que realmente aconteceu nos anos 80 em Iowa, onde uma cidade foi atingida por, tipo, nove tornados em uma hora, então é real.”
“Tempo de Guerra” retrata missão militar real que deu errado; conheça
Este conteúdo foi originalmente publicado em “No Olho do Tornado” é baseado em fatos reais? no site CNN Brasil.