Alex elogia Ancelotti e prevê desafio com gestão de elenco da Seleção

A confirmação da chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira, anunciada na última segunda-feira (12), segue gerando repercussões no mundo do futebol.

Em entrevista ao CNN Esportes S/A que vai ao ar neste domingo (18), às 21h15 (de Brasília), Alex, ex-jogador da Seleção, se manifestou sobre o assunto com entusiasmo e otimismo.

Para ele, a escolha do técnico italiano representa um passo importante na reconstrução do time canarinho.

“Desde que ele surgiu no Parma até os dias de hoje, ele fez trabalhos espetaculares — na Itália, na França, na Alemanha, na Inglaterra, agora na Espanha. É um cara que é inquestionável. Com certeza vai ser muito bem recebido e vai ter bastante trabalho pra ajudar a Seleção Brasileira a achar o seu caminho“, analisou Alex.

Com uma carreira consolidada nos maiores clubes da Europa, Ancelotti tem um histórico de convivência com jogadores brasileiros, como Kaká, Cafú, Dida, Rivaldo, Ronaldinho, Vinicius Jr., Rodrygo e outros. Para Alex, esse componente pode facilitar sua adaptação e aceitação no comando da equipe nacional.

“Ajuda [ter trabalhado com brasileiros]. E lá atrás também, quando ele jogava ainda na Roma e no Milan, também tinham brasileiros que eram companheiros dele, que provavelmente ele tem uma relação de amizade grande. Depois, se nós olharmos no Paris, na Inglaterra, na Alemanha, no Real Madrid, sempre teve jogador brasileiro envolvido. Então, pelo que a gente lê, pelo que a gente ouve, é que ele tem uma relação forte com os brasileiros. É desejar sorte e, como eu falei, vamos recebê-lo bem, para que ele consiga conduzir a Seleção Brasileira”, acrescentou.

Além da bagagem técnica e dos títulos conquistados, o ex-jogador ressaltou a reputação de Ancelotti como gestor e líder de grupo, algo fundamental no ambiente da Seleção.

“Todo mundo fala que a relação pessoal dele é muito boa. Ele tem o controle. Quando é pra ser mais agressivo, vai ser mais agressivo; quando é pra ser mais controlado, vai ser mais controlado. E não tem muito o que falar. Já é um senhor, tem muito tempo de futebol, foi um cara super vencedor jogando, é um cara que treinando é super vencedor. Realmente é um cara que tem o respeito só na chegada dele, por tudo aquilo que ele representa”, disse o ex-jogador.

Desafios à frente da Seleção

Apesar de elogiar o currículo do treinador, Alex reconhece os desafios que Ancelotti enfrentará, principalmente no gerenciamento físico e emocional dos atletas, que atuam em diferentes continentes e vivem rotinas de jogos intensas por conta do calendário.

“O cara joga na Europa no final de semana, atravessa para a América do Sul para jogar aqui nas eliminatórias. Tem que ver o controle da carga desses jogadores, porque às vezes você vai encontrar um cara que jogou lá meia hora e vai encontrar um cara que, de repente, jogou 100 minutos. Como é que ele vai fazer? Que tipo de treino ele vai dar? […] taticamente, não consigo imaginar o que ele vai fazer, até porque ele não é aquele cara do caderno definido. Ele já fez várias mudanças, dependendo do jogador que ele tinha na mão. É algo que eu tô curioso pra saber”, comentou.

A origem de Ancelotti, ligada ao tradicional futebol italiano, também é vista como um ponto positivo para Alex.

“Ele é italiano, participou daquele Milan que, historicamente, a gente sabe que era considerado uma das melhores defesas da história do futebol mundial, na época do Arrigo Sacchi como treinador. Ele tem esse conhecimento muito forte. Eu acredito que o Brasil vá ter essa definição”, explicou.

“Eu estou curioso pra saber que tipo de estratégia e que tipo de tática ele vai usar, porque agora é uma seleção. Ele vai ter que escolher os jogadores — e muitos deles talvez não tenham nem tido contato com ele —, pra entender mais ou menos aquilo que ele vai implementar dentro do time”, finalizou o ex-atleta.

CNN Esportes S/A

Com Alex, o CNN Esportes S/A chega à 95ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alex elogia Ancelotti e prevê desafio com gestão de elenco da Seleção no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.