O vereador de Florianópolis, Rafael de Lima (PSD), participou nesta semana de uma reunião estratégica na sede do Banco Mundial, em Boston (EUA), integrando a missão oficial de Santa Catarina liderada pelo governador Jorginho Mello (PL). Também estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Assuntos Internacionais, Paulo Bornhausen, e o deputado estadual Mário Motta.
Na pauta, esteve em destaque um dos projetos mais promissores para a mobilidade urbana da região metropolitana de Florianópolis: uma linha de crédito de 200 milhões de dólares — o equivalente a mais de R$ 1 bilhão — que está em fase avançada de aprovação junto ao Banco Mundial.
O investimento será destinado à modernização do sistema de transporte público da Grande Florianópolis, incluindo a renovação da frota de ônibus, a implantação de faixas exclusivas, a reestruturação da governança metropolitana da mobilidade e a qualificação da infraestrutura viária.
Rafael de Lima participou ativamente das discussões e reforçou o compromisso de acompanhar de perto todas as etapas do projeto. “Esse é um projeto transformador para nossa cidade e para toda a região metropolitana. Vamos trabalhar integrados com o Governo do Estado, Prefeitura e o Banco Mundial para garantir que os investimentos saiam do papel o quanto antes e melhorem a qualidade de vida de quem vive e se desloca todos os dias em Florianópolis e entorno”, afirmou o vereador.
A iniciativa reforça o protagonismo de Florianópolis no debate sobre mobilidade inteligente e sustentável, posicionando a capital como referência nacional em inovação urbana.
Topázio apoia pleito
O prefeito Topázio Neto (PSD) acompanha e reforça o pleito, porém não participou da reunião pois teve que voltar ao Brasil em função de compromissos da Fecam, à qual preside. Topázio está envolvido com pautas relativas a Frente Nacional dos Prefeitos que terá a marcha dos prefeitos, em Brasília, na semana que vem. O presidente da Fecam está debruçado especialmente em pontos sobre a criação do chamado Conselhão dos Tributos, que vai atuar na medição da destinação dos recursos a partir da entrada em vigor da Reforma Tributária.





O post Comitiva de SC nos EUA avança em projeto de R$ 1 bi para mobilidade da Grande Florianópolis apareceu primeiro em Informe Floripa.