O Ministério dos Transportes reassumiu nesta quinta-feira (15) a gestão da BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até Minas Gerais). A mudança ocorre após o encerramento do contrato com a concessionária ViaBahia.
Com isso, a responsabilidade da administração das rodovias, como manutenção e operação, foi transferida para o o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O contrato com a ViaBahia foi encerrado após o governo considerar a gestão da concessionária ineficiente.
O fim do contrato com a ViaBahia foi efetivado em abril com o pagamento da indenização determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O governo já pagou a primeira parcela, equivalente a R$ 231 milhões, do acordo.
A indenização soma R$ 681 milhões. As demais parcelas devem ser quitadas em junho deste ano e no início de 2026.
Com a saída da ViaBahia, o governo prepara um novo modelo de concessão para os trechos. A expectativa é de que o leilão seja realizado em dezembro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo reassume gestão da BR-324 e da BR-116 após saída da ViaBahia no site CNN Brasil.