Governo quer trazer concorrente chinesa da Starlink para o Brasil em 2026

O governo brasileiro espera que os serviços da empresa chinesa SpaceSail, que desenvolve um sistema de internet de alta velocidade via satélite, estejam disponíveis no Brasil a partir de 2026.

A SpaceSail é considerada uma concorrente direta da Starlink, empresa de Elon Musk. Em novembro de 2024, o governo federal assinou um acordo com a empresa chinesa.

Durante a preparação para a missão oficial da comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pequim, representantes do governo brasileiro conversaram com executivos da SpaceSail, que confirmaram o cronograma para entrar em operação no Brasil no próximo ano.

O acordo foi fechado em novembro do ano passado e quando o serviço estiver disponível, a SpaceSail deverá competir diretamente com a Starlink, de Elon Musk, no mercado brasileiro.

A expectativa da empresa é ter 600 satélites em órbita até o final do ano, possibilitando o início das operações em 2026.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também acompanha o processo. Para operar no Brasil, a SpaceSail precisará passar por etapas regulatórias e obter autorização da agência reguladora.

Embora o pedido formal ainda não tenha sido protocolado, técnicos da Anatel já se reuniram com representantes chineses para orientar sobre os trâmites necessários.

Segundo fontes do Ministério das Comunicações ouvidas pela CNN, o governo brasileiro tem interesse em atrair novas empresas para o setor, hoje dominado pela Starlink, e ampliar a competitividade no mercado de conectividade via satélite.

Recentemente, uma operadora francesa do segmento também demonstrou interesse em atuar no Brasil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo quer trazer concorrente chinesa da Starlink para o Brasil em 2026 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.