No último domingo (11/05), dois de 19 e 20 anos, foram arrastados pela correnteza em um trecho conhecido como “Buraco da Veia”, na Praia de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.
Imagens aéreas registradas por um drone e divulgadas por Dilson Rodrigues, da página Pina Ordinário, revelam o momento tenso em que moradores da comunidade, junto com um policial militar que estava de folga, se jogaram ao mar para socorrer os jovens. Durante o resgate, eles enfrentaram uma maré superior a dois metros e ondas fortes, o que dificultou ainda mais.

Esther Almeida, de 19 anos, e Gustavo Felipe Cruz de Lima, de 20, contaram que pretendiam apenas dar um mergulho rápido e assistir ao pôr do sol. “O nosso plano era sair de casa, dar um mergulho, ver o pôr do sol e voltar para casa. Só que quando a gente chegou, a maré estava bem alta, estava puxando bastante e, cinco minutos após isso, fomos puxados para o meio do mar aberto”, relatou Esther.
Esther foi a primeira a ser resgatada com a ajuda de dois moradores da região. Para sair da água, ela precisou ser puxada por uma corda até o caminho que leva ao Parque de Esculturas Francisco Brennand. Em entrevista à TV Globo, ela disse: “Não sou a melhor pessoa para nadar. Gustavo já nada um pouco melhor que eu. Assim, a gente olhar para o lado e não ter em que segurar, e tentar [subir] para puxar [ar] e não vir, engolir água, respirar água, todo esse processo. O paredão cheio de gente, pedir socorro e não vir ninguém de imediato”.
Gustavo ainda foi levado pela correnteza a cerca de 400 metros da areia. O jovem só foi salvo graças à ação de outras duas pessoas que conseguiram trazê-lo de volta. “Foi mais a confiança de já ter vindo aqui várias vezes e achar que está tudo seguro e ignorar a corrente, que estava puxando. Em 2015, meu pai se afogou, passou um mês na UTI. Graças a Deus ele está bem. Já tive essa mesma experiência. Eu estava junto com ele, ser resgatado, ter a mesma situação e acho que há só um tempo até a pessoa se acalmar de novo, poder entrar na água. Não acho que [o medo] seja algo que vai durar pra sempre.”