Imagens gravadas por um morador na última segunda-feira (12/05), mostram agentes da Polícia Militar agredindo dois homens em situação de rua. Eles estavam deitados sob a marquise do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro de Florianópolis.
O vídeo, gravado por volta das 23h20, mostra três viaturas estacionadas e ao menos seis policiais no local. Os policiais atacam um dos homens com um golpe de cassetete nas costas. Outro, deitado sob papelões, é surpreendido por um chute. Em seguida, um agente coloca fogo no papelão e atira sobre o homem, atingindo seu rosto e corpo.




Nas imagens, é possível ver a vítima se levantando rapidamente e recolhendo o papelão que usava como abrigo improvisado, antes de deixar o local. Após as agressões, os policiais também se retiram da área.
Nota oficial
Em nota enviada ao portal NSC Total, a Polícia Militar de Santa Catarina declarou que “irá investigar a situação com o objetivo de apurar todas as circunstâncias envolvidas e individualizar eventuais condutas que possam configurar crime por parte de profissionais envolvidos”.
A corporação informou ainda que, finalizada a apuração, o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, como determina a legislação.