Jacques Villeneuve, campeão mundial de pilotos da Fórmula 1 em 1997, avaliou o momento vivido por Lewis Hamilton pela Ferrari neste ano. De acordo com Villeneuve, o heptacampeão mundial pode perder credibilidade caso a fase ruim do britânico na temporada perdure.
O canadense, que atualmente é comentarista da Sky Sports, da Inglaterra, apontou em entrevista à Vision4Sport, que Hamilton corria o risco de perder a confiança da Ferrari. Isso porque Lewis, após o GP da Arábia Saudita, deu declarações pessimistas sobre sua adaptação ao carro.
“Você pode ouvir que Lewis Hamilton não está nada feliz. Charles Leclerc está cada vez melhor, e tudo o que se ouve de Hamilton é que ele sente muito. É a mesma coisa que acontece com Norris, se ele começar a fazer isso, acabou, ele perde a credibilidade e não confiam mais nele. Vão pensar que ele só foi lá para chefiar”, iniciou Jacques.
“Essa não é a imagem a ser apresentada a uma equipe do calibre da Ferrari, que é tão inconstante.A Ferrari é como um vulcão. Você precisa dos fogos de artifício, da paixão, da faísca que acende as coisas. Se não houver faísca, há um problema na Ferrari”, concluiu.
Adiante, o ex-piloto apontou que Hamilton poderia ter estagnado na Mercedes, mas que o cenário não poderia se repetir na escuderia italiana. Villeneuve também destacou que a vitória na sprint do GP da China poderia ser “a faísca” para uma virada de chave para o britânico.
“Ele pode ter estagnado na Mercedes, mas não na Ferrari. Você tem que sair e explodir. O sprint chinês poderia ter sido a faísca, mas as chamas não apareceram. Não havia palha para incendiar”, concluiu.
Empecilhos para Ferrari no decorrer da temporada
Jacques apontou que o calendário da Fórmula 1 é “brutal” e que isso impossibilita a Ferrari de se recuperar na temporada. A equipe planeja atualizações no SF-25, carro da escuderia para a temporada, até o GP de Mônaco.
Para o ex-piloto, isso deixa em aberto o que esperar do heptacampeão da categoria até o fim do campeonato.
“O principal para Lewis é que ele está em uma nova família, com uma nova energia. Não é uma continuação do que vimos na Mercedes, onde ele podia confiar que tudo seria fácil porque ele é um bom piloto”, iniciou.
“Não funciona assim na Ferrari e é muito estranho. O ponto principal é o que eles podem fazer quando voltarem para a Europa. Eles não tiveram tempo para se recuperar. É um cronograma brutal. Ele também não parece saber realmente por que as coisas não estão dando certo. Vamos esperar até Mônaco e depois ver o que acontece”, concluiu.
Hamilton na temporada 2025
Em temporada de estreia pela Ferrari, Hamilton tem desempenho abaixo do esperado pela equipe. Atualmente, Lewis ocupa apenas a sétima posição do Mundial de Pilotos, com 41 pontos.
Para efeito de comparação, Charles Leclerc, companheiro de equipe de Hamilton, ocupa a quinta colocação, com 53.
Os momentos positivos do britânico pela Ferrari se deram nas duas corridas sprint realizadas até o momento. Na primeira, na China, Hamilton se sagrou o vencedor, enquanto na segunda, em Miami, terminou em terceiro.
Números de Hamilton na Fórmula 1
- 7 títulos mundiais (maior vencedor ao lado de Michael Schumacher)
- 362 Grandes Prêmios (2º que mais disputou)
- 105 vitórias (maior vencedor da história da categoria)
- 104 pole positions (lidera a estatística)
- 202 pódios (lidera a estatística)
Lewis Hamilton revela luta contra depressão desde os 13 anos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Campeão da F1 alerta Hamilton sobre perda de credibilidade na Ferrari no site CNN Brasil.