Polícia turca prende 97 estudantes por protesto em universidade em Istambul

A polícia da Turquia deteve 97 estudantes na terça-feira (13) na Universidade Bogazici, em Istambul, durante um protesto contra uma conferência de pregadores islâmicos no campus, informou o governador da cidade.

Os estudantes protestavam contra uma palestra de Nureddin Yildiz, um pregador islâmico conhecido pelas opiniões controversas sobre casamentos precoces.

O evento foi organizado por um clube estudantil da universidade.

Os alunos foram detidos quando tentaram romper uma barricada policial no campus, informou o governador de Istambul, Davut Gul, na noite de terça-feira (13).

Segundo o político, 13 policiais ficaram feridos ao caírem em um fosso de construção de cinco metros durante brigas.

Nos últimos meses, estudantes universitários têm estado na vanguarda dos protestos na Turquia devido à detenção do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, principal rival político do presidente Tayyip Erdogan.

Estudantes e professores da Universidade Bogazici têm protestado regularmente nos últimos anos contra o que consideram interferência do governo no meio acadêmico.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia turca prende 97 estudantes por protesto em universidade em Istambul no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.